Içara completa 56 anos neste sábado, dia 30 de dezembro, e para comemorar a data, a Rádio Som Maior apresenta um programa especial, a partir de 11h. Conhecida como “Capital do Mel”, a cidade foi emancipada em 1961, quando se separou de Criciúma.
Possui pouco mais de 53 mil habitantes, fazendo parte da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O nome Içara vem de Içaroba, um tipo de palmeira bastante comum no início da colonização. O lugar também foi chamado de KM 47, por trabalhadores da Ferrovia Dona Teresa Cristina.
Içara é ocupada por homens desde os primórdios das civilizações. Por volta de 1770, recebeu povos luso-africanos. Já no século XX, alemães, poloneses e italianos chegaram na região, fixando-se até hoje. Com a forte tradição vindo da Itália, foi inaugurado em abril o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, o segundo maior de Santa Catarina.
Por outro lado, não haverá festa para comemorar os 56 anos de emancipação. De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB), a maioria dos moradores está em Balneário Rincão, aproveitando a temporada de verão.