A Som Maior recebeu no Lounge Elas, no Nações Shopping, a planejadora financeira CFP Vivien de Tolla para um talk sobre finanças para mulheres, abordando temas como investimentos de longo prazo, organização e educação financeira.
Durante a palestra, Vivien destacou que "56% das pessoas não possuem nenhum tipo de investimento, enquanto 51% acreditam que dependerão do INSS para sua aposentadoria". Segundo ela, isso é preocupante porque "[depender do INSS] não funciona. Tem poucas pessoas em idade ativa, economicamente ativa, para muitos aposentados".
Autoconhecimento Financeiro e Orçamento Doméstico
Vivien enfatizou a importância de compreender o custo de vida e organizar as despesas para priorizar o bem-estar e os investimentos. A oradora sugeriu dividir o orçamento doméstico em categorias:
- 50% para gastos essenciais (moradia, alimentação, etc.);
- 35% para lazer e estilo de vida
- 15% para prioridades financeiras, como investimentos ou pagamento de dívidas;
Ela também ressaltou a necessidade de definir o nível de risco que cada pessoa pode assumir, de acordo com suas condições financeiras e objetivos. Essa avaliação ajuda a determinar os tipos de investimentos e a estratégia ideal.
Além disso, Vivien alertou sobre a limitação que existe ao ter a poupança como única alternativa, já que seus rendimentos podem ficar abaixo da inflação. De acordo com ela, a diversificação foi apontada como um passo essencial para equilibrar ganhos e minimizar riscos.