Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tartaruga marinha é encontrada morta no Balneário Rincão

Animal foi avistado na manhã desta segunda-feira, 23, na beira da praia, com sangramento na boca

Por Amanda Farias Criciúma, SC, 23/09/2019 - 09:58 Atualizado em 23/09/2019 - 10:10
Fotos: Jader Vasconcelos
Fotos: Jader Vasconcelos

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo


Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira, 23, na beira da praia do Balneário Rincão. O animal foi avistado por Jader Vasconcelos, que caminhava na orla, por volta de 9h. Segundo Jader, ela estava com sangramento na boca. “De longe eu avistei que era uma tartaruga. Vi que ela estava morta e sangrando pela boca, pelo tamanho ela deve ter uns 100 quilos”, comenta. Pelas características, a tartaruga não deve ter morrido há muito tempo.   

Agora, o procedimento será com a Unesc, que dependendo da logística, poderá levá-la até a universidade para realizar estudos e averiguar as causas da morte ou ela poderá ser enterrada. Segundo o biólogo do Museu de Zoologia da Unesc, Rodrigo Ribeiro de Freitas, é comum tartarugas marinhas como essa aparecerem pelo litoral nessa época do ano. A espécie encontrada é a Caretta caretta, também conhecida como “Tartaruga Boba” e “Tartaruga Cabeçuda”.  Uma das possíveis causas da morte desse animal seria a ingestão de lixo e plástico e também o contato com artefatos de pesca.

“Essa espécie é uma das cinco que passam pelo litoral brasileiro. Essa é a terceira maior tartaruga que passa pelo litoral”, explica. A maior é a Tartaruga-de-couro e a segunda é a Tartaruga-verde, ambas passam pelo litoral brasileiro.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito