Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) exercem um papel essencial na graduação de Sistemas de Informação da Esucri. O objetivo de desenvolver soluções por meio da tecnologia com a união da pesquisa científica junto ao contexto prático trabalhado ao longo dos semestres está sendo alcançado com sucesso a cada defesa de projeto feito pelos alunos.
Um exemplo é o ‘Divulgue-se’, trabalho apresentado pelos alunos Alan da Cruz, Gabriela Casagrande e Guilherme dos Santos, tendo como foco a divulgação do conhecimento científico produzido dentro das instituições de ensino superior. “O repositório institucional digital, disponível para acesso via internet, permitirá que a instituição registre todos os trabalhos desenvolvidos para que sejam acessados de forma livre, não só por seus estudantes, mas pela comunidade em geral, a partir de um aplicativo instalado no smartphone”, explicou da Cruz.
“Na disciplina dos TCCs, os estudantes aprimoram sua visão crítica, em busca de problemas recorrentes na sociedade ou no mercado de forma geral. Neste cenário de pandemia, mais do que nunca utilizamos tecnologia para desenvolver tecnologia. Uma experiência de trabalho nova que não limitou nossos alunos”, comentou a professora do curso, Muriel Bernhardt.
Ainda em estágio inicial, o projeto já está em uso pelo curso de Sistemas de Informação, tendo já publicados os trabalhos defendidos pela turma de 2019/2 e brevemente da turma de 2020/1, dentro da revista de iniciação científica do curso, a Pesquisa, Conhecimento, Tecnologia e Inovação (PCTI).
“O Divulgue-se será continuado por futuras equipes do curso, agregando ainda mais recursos e levando ao conhecimento da comunidade e das empresas o que é produzido dentro da Esucri”, concluiu a coordenadora do curso, Andréia Ana Bernardini.
Confira outros TCCs desenvolvidos neste semestre:
- Protótipo de aplicação web para gestão financeira e de produtividade agrícola, dos alunos André Macarini, Bruno Tavares e Thiago Zimmermann
- Protótipo de Aplicativo web e Mobile para gestão de vacinas individuais e controle de aplicações por órgãos de saúde, dos alunos Marco Antonio Tancredo, Mateus Medeiros e Wesllen Martins. Ambos com orientação do professor Fernando Del Moro.