O TeleSaúde deve ser ampliado para todos os bairros de Criciúma em até 60 dias. A expectativa é do secretário de pasta, Acélio Casagrande. Atualmente, 15 das 48 Unidades de Saúde (UBSs) do município têm o serviço implantado.
A plataforma oferta atendimentos médicos, troca de receitas, agendamento de consultas, resultados de exames e serviços de informação sobre a saúde.
"Nós criamos, durante a gestão da pandemia, o TeleCovid, que tinha como objetivo as pessoas serem atendidas pelo WhatsApp, dentro de casa, para elas não saírem e se contaminarem. Isso nos deu garantia de controle ao tratamento. Acabou a Covid-19, nós resolvemos criar o TeleSaúde", detalha o secretário.
Como funciona o atendimento pelo TeleSaúde?
Para utilizar o serviço, o paciente deve enviar uma mensagem de texto para o número (48) 3445-8400, por meio do WhatsApp. O primeiro contato é feito por um robô e todas as mensagens são enviadas de forma automática.
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Após a verificação dos dados do paciente, ele é encaminhado para um profissional, para que seja atendido de forma online ou presencial, se necessário. Para agilizar o processo, é preciso responder as perguntas de forma clara e objetiva.
"O cidadão, de casa, faz um chamado para o TeleSaúde. Nele, o paciente que é cadastrado naquela Unidade de Saúde solicita um agendamento de consulta ou uma troca de receita de medicamento continuado. E aí, a pessoa recebe a confirmação da data e hora que vai ser atendida pelo médico", explica Casagrande.
No TeleSaúde, o agendamento pode ser realizado em qualquer dia da semana, durante o horário de funcionamento do serviço. O sistema está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.