Um temporal de granizo atingiu Urupema, na Serra catarinense, no começo da tarde desta quinta-feira, 17. A precipitação começou por volta das 12h30min e se estendeu por cerca de 20 minutos, o suficiente para cobrir de branco a cidade, dando em algumas regiões o aspecto de neve acumulada. Foram vários núcleos de trovoadas que acompanharam a queda do granizo entre São Joaquim e Painel, passando por Urupema.
Foram identificados inúmeros estragos em telhados e casas, que acabaram alagando com a chuva que acompanhou as pedras. No interior do município houve danos nas lavouras e na produção de maçã, que está nos primeiros dias da colheita.
A Climatera informou que a formação de várias linhas de trovoadas proporcionou a chegada da chuva e o alinhamento do granizo de forma intensa com a duração que foi suficiente para ocasionar os estragos referidos. “Estamos com instabilidade por aqui e ainda é possível que tenhamos mais algumas ocorrências de granizo até o final a tarde e final da noite. Infelizmente faz parte da rotina do verão”, afirmou o climatologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, ao São Joaquim Online.
(Com informações do Sâo Joaquim Online)