A equipe de tênis Mampituba/FME Criciúma esteve representada na primeira etapa do Torneio Estadual de Classes e obteve ótimos resultados. Trinta tenistas do clube participaram da competição e três do projeto de rendimento foram finalistas em suas categorias. O evento esportivo ocorreu nesse fim de semana, em Joinville, e foi realizado pela Federação Catarinense de Tênis (FCT).
O atleta Luiz Filipe Daros Espíndola foi vice-campeão na categoria 5M1. Já as tenistas Laura Pedrotti e Ana Flávia Daros Espíndola disputaram a final da categoria 3F1, sendo que Ana Flávia foi campeã e Laura, vice. Os três fazem parte da equipe Mampituba/FME Criciúma.
O treinador de tênis do clube, Fernando Alves, também participou do torneio e foi campeão na categoria VIP. A primeira etapa do Torneio Estadual de Classes contou com a participação de 249 tenistas divididos em 23 categorias, entre masculino e feminino.
O técnico do projeto de tênis do Mampituba, Rodrigo Canuto, comenta sobre os desafios de treinar em plena pandemia. “Ficamos muito tempo sem ter competições de nível estadual e o grande desafio nessa pandemia foi manter o pessoal motivado a treinar, mesmo sem competições em vista”, lembra Canuto.
No entanto, ele destaca que, agora, o cenário está mudando. “Tivemos a etapa do Estadual de Classes, cuja avaliação é muito boa, e estamos em preparação para outra competição no próximo fim de semana, que é o Estadual Infantojuvenil, em Blumenau. Nossas expectativas são bastante positivas, teremos a Laura e a Ana Flávia competindo novamente e outros tenistas do clube também com boas chances de fazer as semifinais e finais da competição”, salienta o técnico.
Família de tenistas
Luiz Filipe e Ana Flávia são filhos de Simone Daros Espíndola, que também competiu na primeira etapa do Torneio Estadual de Classes. Inclusive, foi dessa forma que Simone celebrou o Dia das Mães: competindo ao lado dos filhos, do marido e sendo vice-campeã em sua categoria, a 3F2.
“Entrei no tênis movida pelo amor deles por esse esporte e acredito que o melhor presente que uma mãe pode ter é a oportunidade de estar junto dos filhos, seja dentro ou fora das quadras. Estou no tênis para estar junto deles e influenciá-los positivamente. Eles acham o máximo quando eu vou porque a gente se diverte, tento fazer as coisas que eles gostam, é uma motivação a mais. Além disso, esporte é saúde, é vida, então é muito bom fazermos parte disso juntos”, afirma Simone.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma é parceira da equipe de tênis do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).