A manhã desta quinta-feira, 28, foi mais uma de frio no Sul catarinense. A temperatura em Criciúma chegou aos 5°C, sendo pelo menos a segunda mais gelada do ano (na quarta o termômetro registrou 4,2°C na maior cidade da região). Em Tubarão, a mínima foi de 3°C, enquanto no litoral chegou a 8°C em Arroio do Silva e Balneário Rincão. Em Araranguá, a mínima foi de 5,6°C. Já na Serra, o termômetro da Epagri marcou -4°C em Bom Jardim e -2°C em Urupema.
Para a tarde, no entanto, a temperatura deve subir em relação à quarta-feira. A máxima, que não ultrapassou os 21°C na quarta, deve chegar aos 26°C nesta quinta em Criciúma. "Madrugadas frias, amanhã ainda começa frio, mas não tanto quanto hoje. Quem sobe a Serra pega geada", aponta o climatologista Márcio Sônego.
Para a sexta-feira, a mínima prevista é de 8°C, com a máxima chegando aos 27°C. No sábado, a máxima permanece a mesma, mas a mínima pode cair para os 6°C. Sônego alerta para, novamente, geada na Serra. "Amanhã a madrugada será com geada e bom tempo".
Em relação à chuva, esperada na região, que vive uma das maiores estiagens dos últimos anos, junho apresenta um cenário mais otimista em relação aos meses passados.
"Temos previsão de chuva para a segunda-feira que vem, uma boa chuva durante madrugada, manhã e tarde, de até 20 milímetros. No mesmo de junho, a Epagri lançou que terá precipitação na média histórica, que é de 80 milímetros. Terá chuva para o dia 6 ou 8 e depois na segunda quinzena", diz Sônego.