Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Branded Content

Tesouro Direto: saiba como começar a investir em títulos públicos

Entenda os Tesouros Selic, Prefixado e IPCA+ com a Dica de Bolso

Por DICA DE BOLSO | BRDE 03/04/2024 - 14:07 Atualizado em 03/04/2024 - 16:10 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos últimos anos, o universo dos investimentos tem se expandido, oferecendo aos investidores uma gama cada vez maior de alternativas para aplicar seu dinheiro. Antes, a poupança, ações e imóveis dominavam o cenário, agora, há uma série de oportunidades, como as dívidas do governo federal por meio do Tesouro Direto.

Na Dica de Bolso desta quarta-feira (3), Arthur Lessa especificou o investimento em títulos públicos por meio do Tesouro Direto. Ouça o comentário completo:

Tesouro Selic

O Tesouro Selic rende diariamente, acompanhando a taxa Selic – taxa básica de juros do país. Atualmente, em abril de 2024, a taxa está em movimento de queda, situando-se em pouco mais de 10% ao ano.

Tesouro Prefixado

Ao contrário do Tesouro Selic, cujo rendimento depende da taxa básica de juros, o Tesouro Prefixado oferece uma taxa fixa de retorno. Isso significa que, ao investir em um título com uma taxa pré-determinada, você sabe exatamente quanto irá ganhar ou perder, independente das flutuações da Selic. No entanto, este tipo de investimento não possui liquidez diária, sendo necessário aguardar o vencimento do título para resgatar o dinheiro.

Tesouro IPCA+

Este título é indexado ao IPCA, o índice oficial de inflação do Brasil, oferecendo uma parcela fixa mais uma variação atrelada à inflação. Por exemplo, IPCA + 5,5%. Assim como o Tesouro Prefixado, o IPCA+ possui uma data de vencimento específica, sendo importante respeitá-la para maximizar o retorno do investimento.

Dentro do Tesouro IPCA+, surgem duas alternativas:

Tesouro Renda Mais: este título é voltado para a complementação de renda na aposentadoria. Ao investir em um Tesouro Renda Mais com um prazo específico, como o Renda Mais 2054, você começa a receber o retorno do investimento após determinado período, dividido ao longo de 20 anos.

Tesouro Educa Mais: similar ao Renda Mais, o Educa Mais é direcionado para a complementação de renda no ensino superior. Investindo em um título como o Educa Mais 2034, por exemplo, você acumula o retorno do investimento ao longo de um período específico, recebendo parcelas mensais durante cinco anos.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito