Encaminhado o fim da sétima rodada, o Criciúma é o lanterna do Campeonato Catarinense. Após a derrota por 1 x 0 contra o Próspera na quarta-feira, 31, e a vitória do Metropolitano nesta quinta contra o Concórdia por 3 x 1, o Criciúma foi ultrapassado pelo Crocodilo.
A vitória do Metropolitano na tarde desta quinta-feira colocou fogo na briga pelo rebaixamento. O clube chegou aos cinco pontos, deixou a lanterna e se aproximou do Concórdia, primeiro time fora da zona da degola, que tem sete pontos.
Avaí, com dois jogos a menos, também tem sete pontos, e enfrenta o Marcílio Dias na noite desta quinta-feira. Mais acima estão Hercílio Luz e Figueirense, com oito pontos.
O Tigre é o lanterna isolado, com apenas três pontos conquistados em sete jogos. É o único time que ainda não venceu no Catarinense e precisa de mais de uma rodada para escapar da zona de rebaixamento.
Além de ter a pior campanha, o Criciúma também tem o pior ataque, após os três gols marcados pelo Metropolitano nesta quinta: Tigre tem três gols, enquanto Crocodilo e Leão da Ilha, empatados com a segunda pior artilharia, têm cinco.
Nas próximas quatro partidas, a projeção do departamento de futebol do Tigre é de fazer quatro vitórias para não ter risco de rebaixamento histórico à Série B do Catarinense.
E tem dois confrontos diretos na parte de baixo: Metropolitano em casa na 9ª rodada e o Concórdia fora na 10ª. O último confronto da primeira fase é contra o Avaí, no estádio Heriberto Hülse.