Mesmo sem vencer o Figueirense, o Criciúma garantiu classificação para as quartas de final do Campeonato Catarinense. Na tarde deste domingo, sob forte calor, o tricolor ficou no 0 a 0 com o alvinegro da Capital, em partida da oitava rodada da competição, e chegou aos 10 pontos, ocupando a sexta posição. Na última rodada, o Tigre ainda terá a oportunidade de brigar por um lugar entre os quatro primeiros, que garantem vantagem no mata-mata da segunda etapa.
Torcida protesta
"Não é mole não, eu tô cansado de time amarelão", cantaram torcedores do Criciúma, indignados depois do apito final. Muitas vaias também vieram das arquibancadas em direção ao gramado. "A gente tentou até o final, tentamos, lutamos, o importante é que classificamos", disse o lateral Bruno Oliveira. "A gente não conseguiu a vitória, mas estamos de parabéns pela limitação, sabíamos que esse clássico é um jogo à parte, é difícil, tentamos nos defender e sair no contra-ataque", contou o lateral Victor Guilherme.
Para o zagueiro Vitão, "a gente vinha tomando os gols, graças a Deus não tomamos nesse jogo, não saímos vencedores por causa de um detalhe". Carlos César deixou o jogo com dores no pé. "Não foi nada sério. Importante agora é a classificação, e melhorar o que precisa ser melhorado. Eu tenho me adaptado bem, temos tempo para trabalhar ainda melhor, achar os espaços, os passes, me encontrar melhor no meio de campo", disse o jogador, sobre o seu posicionamento.
"Foi uma estreia boa. Eu queria estrear com vitória, era importante a gente ter vencido esse clássico. Temos que levantar a cabeça, temos um jogo difícil contra o Joinville também", apontou o goleiro Agenor, que voltou a defender o Criciúma depois de quase dez anos.
O Criciúma volta a campo no próximo domingo, 15, fora de casa, contra o Joinville.
A rodada
A Chapecoense foi o destaque, venceu o Joinville por 3 a 0. O Avaí derrotou o Juventus, 2 a 1. Brusque e Concórdia ficaram no 1 a 1. Marcílio Dias e Tubarão empataram em 0 a 0.
O Brusque é o primeiro com 17 pontos. O Avaí, segundo, tem 16, e o Marcílio, terceiro, soma 15 pontos. O Figueirense está em quarto com 12, seguido por Joinville e Criciúma, 10 pontos. Brigam pelas últimas vagas o Juventus, com 8, Chapecoense com 7, Concórdia e Tubarão, 6 pontos. Desses quatro, dois classificam e dois vão lutar contra o rebaixamento.
A última rodada, no próximo domingo, terá Joinville x Criciúma, Figueirense x Brusque, Tubarão x Chapecoense, Juventus x Marcílio Dias e Concórdia x Avaí
Tabu continua
Com o empate em casa, o Criciúma segue em um longo jejum contra o Figueirense. Não ganha do alvinegro há quatro anos, desde 13 de fevereiro de 2016. O jejum chegou a 14 jogos, com 8 empates e 6 derrotas. No Heriberto Hülse a falta de vitórias no clássico é ainda maior, 14 jogos também, 8 empates e 6 derrotas, mas neste caso a última vitória foi em 4 de maio de 2014 no HH, por 1 a 0. São quase seis anos sem ganhar do Figueira em casa.