Dos 20 clubes da Série C, o Tigre tem a quarta pior campanha fora de casa, com dois empates e três derrotas. Ao todo, o Criciúma somou 17 pontos na competição e apenas dois foram longe do Heriberto Hülse. A conta fica pior quando leva-se em consideração a porcentagem da pontuação fora de casa em relação com os pontos totais do clube na tabela: o Tigre tem o segundo pior aproveitamento: apenas 11,7% dos pontos foram longe do Majestoso.
Na campanha geral como visitante, o Criciúma está à frente apenas do São José, que não somou pontos fora, e dos dois lanternas da competição, o Oeste e o Santa Cruz. A porcentagem de pontos totais conquistados fora de casa é melhor só que a do São José.
Santa Cruz e Oeste têm três pontos na competição: destes, 33,3%, ou seja, um, foi conquistado longe dos seus estádios. O Tigre tem 17 pontos e fez apenas dois fora: ou seja, 11,7% da pontuação total foi somada longe do Heriberto Hülse.
A situação é incômoda para o técnico Paulo Baier. Antes do jogo contra o Ituano, o técnico comentou sobre a necessidade de vencer fora de casa, o que o Tigre não faz desde o dia 31 de julho de 2020, em vitória contra o Marcílio Dias em Itajaí.
"Um ano sem vencer fora é muito tempo, conversamos isso com os jogadores. O Criciúma não pode ficar tanto tempo sem vencer fora. Tem que ter tranquilidade e acredito que a gente pode fazer um grande jogo e quem sabe conseguir a vitória", disse Baier em coletiva.
Depois do jogo, derrota por 3 x 0, a terceira na competição - todas fora de casa -, o técnico foi taxativo e não escondeu o descontentamento. Projeta-se, inclusive, mudança de esquema para os jogos longe do Heriberto Hülse.
"Estou pensando em outras situações, o Criciúma fora não consegue jogar da mesma maneira do que em casa, temos que rever o esquema. Em casa temos confiança e agredimos, fora a gente tem que ver outra situação, com três volantes ou zagueiros", avaliou.
Na Série C, o melhor visitante está no Grupo A: o Paysandu, que tem 11 pontos fora de casa; do total conquistado pelo clube, 68,75% foram longe de Belém. Na tabela, com 16 pontos, o Papão da Curuzu ocupa a terceira colocação na chave.
O Ypiranga, líder geral da competição, somou 20 pontos, sendo 13 em casa, com a segunda melhor campanha como visitante, e sete fora, também a segunda melhor como visitante, ao lado de Mirassol, Ituano e Ypiranga.
Já o pior visitante é o São José. A equipe de Porto Alegre é forte no gramado sintético do Passo D'Areia. Quando saiu dele, não conseguiu somar pontos: foram cinco derrotas em cinco jogos. Como mandante, fez 11 pontos, desempenho pior apenas do que do próprio Criciúma, que fez 15 dos 15 pontos disputados em casa, e do Ypiranga, líder geral da competição, que já fez 13.
Das equipes que estão de fato na briga pelo G-4, o Criciúma tem o pior desempenho fora de casa, seguido pelo Manaus, com três pontos, e Botafogo, que tem quatro. Além do Tigre, Jacuipense, Figueirense, Santa Cruz, Altos, São José e Oeste não venceram como visitantes.
Campanha geral fora de casa na Série C:
Porcentagem dos pontos totais conquistados fora (pontos fora x pontos totais)