Não deu para o Tigre. Os 2 a 1 na partida de ida no Heriberto Hülse até empolgaram, mas o Criciúma tomou 3 a 0 do Fluminense na tarde deste sábado (31), no Maracanã, sendo eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil. Curiosamente, foi a primeira derrota do Tigre, que havia eliminado Marília, Ponte Preta e América (MG) com empates e, contra os dois últimos, vitórias nos pênaltis.
"A gente sabe que mata-mata é detalhe, a gente teve chances, não aproveitamos, o Fluminense aproveitou. Eu não gosto de falar de juiz mas o resultado lá foi fundamental, aquele lance do pênalti, e dar os parabéns ao Criciúma. Fizemos uma boa campanha e lutamos até o fim", disse o atacante Maranhão, do Criciúma, após o jogo.
O Fluminense começou a decidir a parada cedo, marcando um gol logo aos 3 minutos. Na segunda etapa, em menos de três minutos a fatura foi liquidada.
Fora da Copa do Brasil, o Criciúma foca agora na Série C. O próximo compromisso do Tigre, na abertura do returno, será quarta-feira (4), em Itu, contra o Ituano. A partir de setembro, o Criciúma buscará o título da Copa Santa Catarina para tentar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
O primeiro tempo
O destino do Criciúma foi sendo definido logo cedo. Aos 3 minutos, Egídio alçou bola na área e o zagueiro Manoel, de cabeça, venceu a defesa do Tigre: 1 a 0. A partir daí, o primeiro tempo transcorreu sem grandes emoções. O placar levava a decisão para os pênaltis.
Fellipe Mateus, aos 12, cobrou uma falta para o Criciúma, por cima do gol dos cariocas. Aos 19, Fellipe Mateus lançou na área mas ninguém aproveitou, ficou fácil para o goleiro. O Tigre chegou novamente aos 21, mas o zagueiro Rodrigo cometeu falta de ataque.
Em seguida, o Fluminense chegou em cobrança de escanteio, mas Luccas Claro escorou para fora. Uma baixa para o Criciúma aos 28. Fellipe Mateus sentiu uma lesão e precisou ser substituído, dando lugar a Maranhão.
O jogo prosseguiu morno. Nos acréscimos, em escanteio para o Flu, Luccas Claro cabeceou mas Dudu Vieira fez o corte.
Mais gols no segundo tempo
Na vinda para o segundo tempo, o Criciúma cresceu. Exerceu ao menos 5 minutos de pressão sobre o Flu. Em um dos lances, aos 6, Alemão colocou na área para Hygor cabecear, mas o goleiro do Flu levou a melhor.
No minuto seguinte, o placar foi ampliado. Gabriel Teixeira ampliou da entrada da área, acertando um belo arremate: 2 a 0. O Fluminense chegou com perigo de novo aos 9 minutos, e chegou lá. Gabriel Teixeira passou para Fred que tocou para Luiz Henrique. Ele acertou no canto esquerdo, mandando para a rede: 3 a 0.
Com a vitória encaminhada, o Fluminense apenas administrou. O Criciúma fez substituições em busca de alternativas, mas não chegou a ser agudo. Na melhor chance, aos 41, Gabriel Henrique cruzou para PH que sozinho, da entrada da pequena área, cabeceou por cima do gol.
Confira abaixo mais detalhes do jogo no Minuto a Minuto do 4oito.