A emoção e euforia tomou conta da partida deste domingo, 20, no estádio Anibal Costa, em Tubarão. Um jogo agitado dos dois lados, cenário típico de uma grande final. Um gol no início da partida e um no final fez o Próspera o grande campeão da Série B do Campeonato Catarinense de 2020. O Time da Raça encarou o Hercílio Luz e o resultado de 2 X 0 colocou a taça Nivaldo Martins na mão dos prosperanos.
No primeiro jogo da final, Próspera e Hercílio Luz ficaram no 0x0
Já inicio do primeira, nos minutos iniciais, Jessé, camisa 5, abriu o placar aos 2 minutos com um gol à favor do Próspera. Em uma jogada, Jean Natal cobrou um escanteio, o goleiro do Hercílo Júlio César rebateu e Jessé, com um pequeno toque fez o time abrir o placar em vantagem dos prosperanos.
Aos 13 minutos do segundo tempo, o camisa 20, Gabriel, entrou em campo determinado para aos 47 minutos do segundo tempo, ampliar o placar e pontuar o segundo gol do Time da Raça. Em uma rápida jogada, Gabriel entrou em com muita velocidade na área do Hercílio Luz, chutou com força, fazendo a bola passar pela zaga e pelo goleiro, pontuando mais um gol para o Próspera.
Durante toda a partida, tanto o Próspera como o Hercílio estiveram motivados pelo resultado final. No primeiro tempo, apesar do o Time da Raça pontuar o primeiro gol, o Hercílio Luz teve mais posse de bola. No segundo tempo, foi a vez do Próspera lutar para manter ou ampliar a partida, contando com maior posse de bola.
A taça, que levo o nome de Nivaldo Martins, importante personagem do futebol catarinense e que inclusive foi jogador do Próspera, foi entregue pelas mãos do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) para o goleiro Roberto Volpato, capitão do time do Próspera, fazendo a felicidade do time. Paulo Baier, técnico, não escondeu a emoção participando da festa com os jogadores.
O Próspera também já havia conquistado a vaga para disputar a Série A do Estadual. Foram longos 13 anos longe da elite do futebol catarinense. O clube criciumense volta a disputar a Série A do Estadual em 2021. A última vez foi em 2007. O acesso veio na tarde de domingo, 13, após a vitória por 1 a 0 sobre o Navegantes, em São João Batista.