A tontura é uma sensação muito comum para quem sofre de labirintite. Esse é um problema que afeta o labirinto, uma região que fica dentro do ouvido e é essencial ao equilíbrio do nosso corpo. Geralmente, ela se manifesta após os 40 ou 50 anos de idade, em decorrência das alterações metabólicas do organismo.
“A labirintite é um termo utilizado a muito tempo por pessoas com tontura. Na verdade, todas as palavras que terminam com ITE, são inflamações. Não é tão fácil ter uma inflamação. Hoje o tipo de tontura mais comum é a vertigem posicional”, afirmou a fisioterapeuta Hérica Salvaro Fernandes.
O problema pode ser solucionado com a reabilitação vestibular, uma técnica que auxilia os medicamentos. De acordo com Hérica, o estresse é a principal causa de tontura e muitas vezes o problema não aparece em exames.
“A tontura pode acontecer por falta de glicose. Algumas pessoas não podem virar a cabeça que ficam tontas, isso tem cura”, disse a fisioterapeuta. “A vertigem posicional na maioria das vezes melhora em três sessões”, completou.