Autorizado legalmente a proceder transplantes renais, o Hospital São José cumpre as etapas necessárias para efetivar a nova alternativa para seus pacientes.
"Vamos começar do zero. O Hospital São José até então faz apenas captação de órgãos, os transplantes serão uma nova atividade e vamos precisar ajustar alguns processos para que tudo seja feito de acordo com os protocolos estaduais e federais", afirma a médica nefrologista Cassiana Mazon Fraga, que será coordenadora do novo serviço no HSJ.
Técnicos, enfermeiros e médicos estão envolvidos em treinamentos orientados pela SC Transplantes, em Florianópolis, para então efetivar os atendimentos no ambulatório de transplantes do HSJ. A partir daí, serão encaminhados os pacientes com doença renal com indicação de transplante por médicos clínicos e nefrologistas com indicações preconizadas pelos protocolos de transplante. Atualmente, o HSJ conta com 142 pacientes que se submetem a hemodiálise.
O tema foi ajustado em recente reunião no HSJ entre a direção, o prefeito Clésio Salvaro, a secretária de Saúde do município, Francielle Gava, e o secretário executivo da AMREC, Acélio Casagrande.