Nos últimos dias diversas linhas do transporte coletivo foram alteradas em Criciúma. Nesta semana, a situação ficou ainda pior, com relatos de passageiros reclamando sobre a demora na passagem dos ônibus, principalmente o amarelinho. Segundo o presidente da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), David Tiscoski, as obras próximas ao Terminal do Pinheirinho contribuíram para os atrasos.
“Nós tivemos uma semana muito crítica, pois, o municípios está realizando uma série de obras no Terminal do Pinheirinho, e isso gerou congestionamentos. Como as intervenções eram o dia inteiro, tivemos dificuldade”, afirmou o Tiscoski.
O presidente ressaltou que as mudanças foram avisadas com antecedência e que o aplicativo Moovit ajuda. O sistema já ultrapassou os 20 mil downloads na cidade, com mil consultas diárias. O presidente da ACTU disse que a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) fez um planejamento por eixos e por isso não é possível alterar uma única linha.
Os relatos dos passageiros indicam uma má divisão dos ônibus, por exemplo, em 30 minutos passam três no sentido Pinheirinho/Centro e nenhum no outro sentido. Até mesmo os horários próximos às 18h estão com problemas, momento em que as paradas ficam lotadas de estudantes indo para as faculdades.
“É importante dizer que o poder público está realizando um racionamento no sistema de ônibus. É importante também colocar que nos horários de demanda das viagens o poder público não está alterando os horários. Esse processo todo decorre de um amplo estudo feito pela sociedade”, completou.