No último dia para julgamento de pedidos de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu os candidatos a deputado federal Manoel Dias (PDT) e João Rodrigues (PSD).
Manoel Dias teve seu pedido de registro de candidatura indeferido em razão do julgamento de contas irregulares do PDT de Santa Catarina, presidido por ele.
Porém, a sua candidatura está mantida e o recurso será protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PDT estadual emitiu nota oficial na qual diz respeitar a decisão do TRE, mas que a mesma não segue o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral onde acreditam reverter a decisão.
Julgamento mais longo
Candidato à reeleição, o deputado federal João Rodrigues (PSD) também foi barrado pelo TRE. O motivo foi sua condenação em segunda instância, o que o impede pela Lei da Ficha Limpa. Rodrigues foi condenado a cinco anos e três meses de prisão por irregularidades em licitação quando assumiu interinamente a Prefeitura de Pinhalzinho. Ele cumpria pena em regime semiaberto na Papuda, em Brasília, em agosto uma liminar do Superior Tribunal de Justiça permitiu que ele voltasse a Santa Catarina, mas foi revogada por decisão do Supremo Tribunal Federal. A expectativa do candidato é que sua condenação seja revista em recurso no STF nas próximas horas, possibilitando a candidatura.