O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem uma semana para julgar praticamente a metade das candidaturas registradas para o pleito deste ano. O prazo estabelecido pelo calendário eleitoral termina na próxima segunda-feira, dia 17. Até ontem, havia 47,81% dos registros aptos e 2,84% inaptos, a grande maioria por renúncia, e ainda faltavam ir à análise 49,36%.
Das nove candidaturas propostas para o Governo do Estado, até o momento, já tiveram seus registros deferidos pela Corte do TRE: Gelson Merisio (PSD), Mauro Mariani (MDB), Ingrid Assis (PSTU) e Jesse Lopes (Patriota). Ainda não foram julgadas as candidaturas de Comandante Moisés (PSL), Leonel Camasão (PSOL), Décio Lima (PT), Ângelo Castro (PCO) e Rogério Portanova (Rede).
No total, foram 766 pedidos de registros de candidaturas em Santa Catarina. O Pleno do TRE já analisou 393, de acordo com o site de estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destas 371 foram consideradas aptas e 22 inaptas, sendo que 21 candidatos renunciaram. O caso diferente é do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Schneider (MDB), que chegou a registrar o pedido, mas faleceu vítima de câncer.
Na tarde de ontem, o número de julgamentos aumentou e houve o primeiro indeferimento. O Pleno indeferiu o pedido de Angelita de Fátima Lima, que solicitou o registro para concorrer ao cargo de deputada estadual pela Coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar (PMN/Patriota).