Começou o 4º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas, com foco em hardware. Ao todo, 174 servidores e estagiários estarão testando as urnas até sexta-feira (16) com o objetivo de averiguar o desempenho dos equipamentos.
O simulado ocorre em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. No TRE-SC, são 766 urnas de seis modelos diferentes, que representam ao todo 4% do parque de urnas do Tribunal, número considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como estatisticamente seguro para testes.
A atual simulação conta com um programa que é mais próximo daquele que será utilizado nas eleições. “Duas novidades que já estão decididas e que serão implementadas para 2018 são o registro dos mesários na urna e a tela resumo. Ao final da votação, a urna apresentará uma tela com todos os votos do eleitor, que é a chamada tela resumo, então o eleitor poderá conferir todos os votos e depois apertar o confirma”, explica João Sebastião de Andrade, chefe da Seção de Voto Informatizado.
Durante o simulado, as urnas são preparadas para uma consulta popular, como se fosse de fato uma eleição real, e são verificados os eventuais problemas, como travamentos que possam ocorrer e ser corrigidos rapidamente. Além deste, será realizado mais um simulado, marcado para maio.