Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Trem para Ucrânia: Jornalista escreve primeiro livro brasileiro sobre a guerra

Rodrigo Lopes escreveu sobre sua experiência de 11 dias no leste europeu

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 14/10/2022 - 16:18 Atualizado em 14/10/2022 - 16:18

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O jornalista internacional Rodrigo Lopes lançou o primeiro livro brasileiro sobre a atual guerra na Ucrânia. Em “Trem para Ucrânia” ele retrata a primeira fase do conflito em 11 dias que passou no leste europeu. Em meio a muito emoção, o jornalista buscou mostrar a real situação vivida pelos ucranianos, trazendo uma contextualização, além do que é apresentado no noticiário.

Assista a entrevista completa:

[A matéria continua após o vídeo]

“Eu não tenho a pretensão de que seja a história completa da guerra, até porque o conflito está em andamento”, disse Rodrigo. “Passei no leste europeu entre a Alemanha, Polônia, Eslováquia, Hungria e, por fim, na Ucrânia. O meu livro é o meu ingresso na Ucrânia no momento em que diversos refugiados tentam sair”, completou.

O título da obra se refere ao trem que o jornalista pega para ingressar na Ucrânia. Ele conta que as luzes da locomotiva foram completamente apagadas e, durante quase todo o trajeto, os passageiros permaneceram no escuro. A media é tomada por uma questão de segurança, porque, naquele momento, as estações ferroviárias estavam sendo atacadas por aviões russos.

Para escrever a história o autor partiu, totalmente, do zero, mas trazendo entrevistas e contextos históricos. “Eu revisitei personagens que eu fui encontrando ao longo do caminho. Tem a história de três brasileiros que se encontram comigo no final, momento em que eles estão fugindo de Kiev (capital), e eles enfrentam muitas dificuldades. E, ao mesmo tempo, vai costurando com uma análise geopolítica do momento”, contou.

Clique aqui para adquirir a obra Trem para Ucrânia.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito