Banhistas se surpreenderam com uma onda forte que se formou e arrastou embarcações e veículos que estavam estacionados na faixa de areia da praia, na praia do Cardoso, em Laguna na tarde deste sábado (11). Apesar do susto, ninguém se feriu. As informações são do Portal Agora Laguna.
Segundo uma nota da Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno que causou isso é chamado de tsunami meteorológico, sendo de difícil a precisão e a ocorrência não é muito comum.
“Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros em SC, porém, a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico”, diz a nota
Veja o vídeo:
Confira a nota completa da Defesa Civil:
Na tarde deste sábado, 11, por volta das 16:00, o mar avançou em direção ao continente na praia do Cardoso, no Município de Laguna, Litoral Sul catarinense. Este fenômeno que ocorreu é conhecido como tsunami meteorológico, é de difícil previsão e sua ocorrência não é muito comum de ser observada.
Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros em SC, porém, a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico.
As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.