Água clara, quase cristalina, quente e com a presença das ondas. O último sábado de fevereiro começou com os praticantes do surf amador de olho nas condições meteorológicas, prontos para colocar as pranchas no carro e se deslocar até as praias do Sul catarinense. No Cardoso e na Cigana, em Laguna, destino comum dos criciumenses, o mar esteve tomado pelos surfistas, assim como no Balneário Rincão.
A temperatura nas praias de Laguna atingiu os 27°C, mas havia pouco vento. Assim, o movimento foi intenso, entre surfistas e banhistas. No Cardoso, o estacionamento à beira-mar foi tomado pelos veículos, com placas de Criciúma, mas também Porto Alegre, Curitiba, Pelotas e outros lugares do Sul do Brasil.
As ondas, de acordo com o site Clima Tempo, chegaram a atingir 1,40 metros de altura, com o vento nordeste. As condições atraíram os surfistas para a água, tanto no Cardoso quanto na praia da Cigana.
O engenheiro agrônomo Daniel Moritz e o veterinário Frederico Vargas saíram de Criciúma, logo cedo, para pegar onda no Cardoso. Colegas de trabalho, eles surfam juntos há bastante tempo e costumam sair cedo de casa para aproveitar o mar pela manhã, aos fins de semana.
"Vamos bastante ao Cardoso, mas também no Rincão. Viemos hoje até aqui porque achávamos que o mar estaria em melhores condições. A água estava em boa temperatura, mas as ondas estavam fechando muito", explica Frederico. "Mas tinha muita gente na água, a gente até teve que ir um pouco mais afastado do melhor ponto porque estava muito cheio", completa.
Daniel avalia que o mar estava "razoável" para a prática do esporte. "Optamos vir pra cá hoje, porque no Rincão o mar é mais aberto. Tinha bastante onda, mas o mar não estava muito liso. Para nós, que somos surfistas de fim de semana, valeu a pena", diz.
No Rincão, a água também foi tomada pelos surfistas, especialmente próximo à plataforma Norte. No Sul catarinense, a temperatura mais alta neste sábado foi em Jacinto Machado, com 30°C.