Um dos destinos litorâneos mais conhecidos do Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc), Balneário Arroio do Silva reúne atrativos e paisagens de tirar o fôlego. Com praias, lagoas e farta gastronomia, o municípío, em seus 22 quilômetros de orla, recebe milhares de visitantes durante a alta temporada de verão. Com a procura, a Administração Municipal tem investido em infraestrutura para acomodar de uma melhor maneira, turistas e moradores.
A quarta matéria de uma série de reportagens que evidenciam o litoral Sul de Santa Catarina traz detalhes do município com cerca de 15 mil habitantes e que é limite com Araranguá, Balneário Gaivota e Sombrio.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS DA SÉRIE:
- Balneário Gaivota: Dono da maior orla catarinense, município exibe 49 praias
- Jaguaruna: Mais de 37 quilômetros litorâneos com belezas naturais no Sul de Santa Catarina
- Do calçadão às lagoas: O turismo em crescimento de Balneário Rincão
Por falar em habitantes, durante a alta temporada de verão, Balneário Arroio do Silva chega a atingir cerca de 100 mil pessoas presentes no município. Entre os atrativos, praias, lagoas, um sambaqui e a plataforma de pesca, que também recebe visitantes que buscam uma gastronomia que tem como base o peixe.
"O nosso município é um dos maiores de orla no Sul de Santa Catarina, são cerca de 22 quilômetros. Os pontos mais conhecidos, aqui, são a nossa plataforma de pesca, na Praia na Meta, além da Praia da Caçamba, que já é consolidada, e a Praia do Arpoador. Também temos um sambaqui, que é um turismo mais pedagógico e lagoas", detalha Itaionara Recco, secretária de Turismo.
A vista panorâmica proporcionada pela plataforma de pesca Entremares, localizada à beira-mar, é um dos principais atrativos de Balneário Arroio do Silva. Com 410 metros de comprimento, pescadores, turistas e visitantes podem frequentar a estrutura, que fica a cinco quilômetros da área central.
Um cenário de tirar o fôlego fica na Praia do Arpoador. O Túnel Verde é um excelente local para quem busca proximidade com a natureza. Há, também, a Lagoa do Guairacá, que possui cerca de dois metros de profundidade e é utilizada, principalmente, por banhistas que moram próximos à região. No local, é possível praticar stand-up.
"O nosso principal atrativo é a praia. E, agora, estamos construindo um equipamento turístico, que é a revitalização do orla, através do calçadão. Está em transição e vai dar uma nova cara ao município. A gente tem alguns outros atrativos, como passeio a cavalo, para o pessoal que gosta de fazer um turismo diferenciado. A nossa gastronomia também chama a atenção", acrescenta Itaionara.
- Praia do Maracujá;
- Praia da Caçamba;
- Praia do Melão;
- Praia Guairacá;
- Praia do Pescador;
- Praia Santa Helena;
- Praia do Lucio;
- Praia do Arroio (Centro);
- Praia da Meta;
- Praia do Arpoador;
- Praia da Lagoinha;
- Praia do Golfinho.
Os principais atrativos em Balneário Arroio do Silva, no verão, iniciam no dia 29 de dezembro, aniversário do município. "Além das tradicionais homenagens, haverá show com a Banda Matusa. Depois, todo o fim de semana, sexta-feira, sábado e domingo, nós teremos apresentações na área central", comenta Itaionara.
Na virada do ano, a cidade prepara um show com Tchê Barbaridade. A banda vai gravar seu DVD de 35 anos. "No ano passado, por conta da pandemia, a gente adotou o show pirotécnico em quatro pontos. Nesta edição, vamos manter. Um será na Praia da Meta e os outros na Caçamba, Centro e no Jardim Atlântico", acrescenta a secretária.
Destaque em todo o mundo. Assim, pode ser considerada a Arrancada de Caminhões, realizada em Balneário Arroio do Silva, logo após o Carnaval. O evento do genêro automobilístico é o maior realizado à beira-mar e recebe motoristas de vários estados do país.
Conforme Itaionara, um dos grandes objetivos da pasta é criar um Festival Gastronômico durante o inverno, a fim de fomentar o ramo também neste período do ano. "Hoje, ainda não há uma associação ou uma rota em Balneário Arroio do Silva. A ideia é, a partir dos dados que a gente levantou desde o Plano Municipal de Turismo, fazer um evento valorizando a nossa gastronomia", explica.
A secretária comenta que, atualmente, a gastronomia no município é "flutuante", ou seja, no verão, os estabelecimentos estão abertos e, no inverno, fechados. "Temos alguns que são tradicionais. Cerca de 45 empreendimentos, entre padarias, lanchonetes e restaurantes, operam durante todo o ano. Na temporada, abrem mais uns 50", completa.
A Festa do Peixe é, hoje, um dos principais atrativos gastronômicos de Balneário Arroio do Silva. O evento é realizado durante a baixa temporada, com o intuito de movimentar a economia local. Há apresentações culturais, shows gratuitos, exposições e inúmeros pratos típicos do município.
Florianópolis, SC | 227 km | 2 horas 49 minutos |
Criciúma, SC | 49 km | 53 minutos |
Porto Alegre, RS | 254 km | 3 horas 20 minutos |
Curitiba, PR | 554 km | 7 horas 51 minutos |
Em busca de mobilidade urbana e fomento ao turismo, a Administração Municipal investiu na pavimentação dois acessos Sul e Norte. Já a tão esperada orla, que deve contar com quase um quilômetro de extensão, terá integração com a praia, mirante, posto para o Corpo de Bombeiros, novos chuveiros públicos, playground, área para lazer e ciclovia.
"Voltado para o turismo, o município está investindo na orla central. Está em obras. Para o verão, não vai estar finalizado, mas a área vai poder ser utilizada durante os eventos da temporada. A empresa responsável vai trabalhar nas extremidades para evitar que não ocorra empecilho onde ocupamos", explica a secretária. Os trabalhos devem ser concluídos no próximo ano.
A expectativa é que na próxima temporada de verão, entre 2023 e 2024, a orla esteja revitalizada. "Com essa obra, no ano que vem, vamos ter uma repaginada nesta área. É importante dizer que isso não é apenas para o turista, mas para melhorar a qualidade de vida dos moradores", finaliza Itaionara.