O Dia Internacional da Proteção das Florestas comemorado nesta sexta-feira, 17, é marcado em Nova Veneza com a primeira audiência pública virtual do Estado para apresentar a criação do Parque Natural Municipal Xokleng. O objetivo foi discutir a proposta do parque com uma área de 33 mil m² de vegetação nativa, com grande diversidade de espécies da mata atlântica de propriedade do município. Foram mais de 70 participantes online e presencial de importantes setores do meio ambiente.
“Gostaria de parabenizar a iniciativa deste grande feito, que mostra a abordagem feita pelo município em relação ao meio ambiente. A nova unidade de conservação entrará em nosso cadastro e o sistema dará maior visibilidade a UC criada a nível estadual e federal. O sistema tem a função de organizar e conhecer a situação das Ucs, bem como, promover o debate sobre temas ambientais importantes e programas de irradicação de espécies exóticas. Todas essas ações do meio ambiente podem ser vinculadas e executadas de forma colaborativa com os órgãos ambientais estaduais e municipais. Atualmente, Santa Catarina possui 28 unidades de conservação estaduais, das quais 10 de proteção integral e 18 sustentáveis; 76 propostas cadastradas municipais e 17 federais. Ao todo, somam 570 mil hectares de áreas protegidas. Estamos à disposição para assessorar neste momento de criação da unidade de conservação, na gestão ambiental da área e implantação efetiva”, afirmou Luciano Bonotto, o gerente de unidades de conservação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Conforme o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, a criação do parque será um marco histórico para o município, sendo a primeira UC municipal, despertando o interesse ambiental e criando mais um atrativo, preservando a natureza para as futuras gerações.
O prefeito Rogério Frigo também destacou a importância da criação do parque no município. “O município está saindo na frente também na questão ambiental. O Parque Municipal será mais uma alternativa para a população e os turistas. Além de preservar a natureza vai possibilitar a educação ambiental, pesquisa cientifica e o desenvolvimento do turismo ecológico”, afirmou.
Sobre o parque
O Parque Natural Municipal é uma área de floresta nativa da Mata Atlântica de 33.475 m², anexa à Câmara Municipal de Vereadores, na região central de Nova Veneza. Conforme estudos técnicos feitos pela FUNDAVE, a área apresenta um alto potencial de preservação da diversidade biológica e de desenvolvimento de atividades de educação ambiental, turismo ecológico e histórico e pesquisa científica.
A sugestão do nome e temática indígena de Parque Natural Municipal Xokleng para a unidade de conservação é uma forma de reconhecimento que faz parte da história de Nova Veneza. Nesse sentido, a área tem o potencial de promover a reflexão acerca da importância desses povos e fortalecer o turismo histórico no município. Cabe ressaltar que essa sugestão é embasada por uma série de pesquisadores, instituições de pesquisa e de ensino que manifestaram apoio à criação do Parque.