As soft skills são conjuntos de habilidades e competências relacionados ao comportamento de uma pessoa. Na tarde desta quarta-feira (24), a psicóloga e mestre em saúde coletiva, Alice Constantino Joaquim, deu entrevista para o programa 60 minutos, e comentou a respeito do assunto.
“São competências emocionais e, no dia a dia, a gente vê a necessidade de entender o quanto nossos relacionamentos impactam no mundo corporativo”, explica a psicóloga. “Também temos as hard skills, que são habilidades técnicas que conseguimos identificar e que são vistas em currículos”, complementa.
Para a psicóloga, cada vez mais as habilidades emocionais vem ganhando protagonismo no mercado de trabalho porque, mesmo que a pessoa entre com conhecimento técnico, ela pode ser desligada da organização por falta de competência comportamental.
“É importante estar atento, enquanto profissional e enquanto organização, que essas habilidades precisam ser desenvolvidas E devem ainda ser criadas estratégias para que possamos ter a valorização das pessoas”, ressalta Alice.
Por exemplo, uma pessoa que busca ser carismática e ainda não é, tem a opção de trabalhar essa habilidade. “Como fazer isso? Através do autoconhecimento e desenvolvimento comportamental, conseguir buscar com as técnicas como mentoria para que ela possa, cada vez mais articular melhor o posicionamento e desempenho nas organizações”, comenta a psicóloga.
Segundo Alice, diversos estudos comprovam que é bastante comum que os soft skills definem uma contratação. "Em grupos de quatro ou cinco candidatos com as mesmas competências técnicas, as hard skills, muitas vezes pesa a favor do escolhido a competência comportamental", explica a psicóloga.