Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Unesc Lab Procer é oficialmente inaugurado com resultados já promissores

Parceria coloca expertise acadêmica em imersão em busca de soluções ainda mais inovadoras para a empresa em plena ascensão

Por Redação Criciúma, SC, 21/07/2022 - 09:06 Atualizado em 21/07/2022 - 09:08
Foto: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc
Foto: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A primeira experiência do projeto Unesc Labs já mostra o sucesso da iniciativa. Com a proposta de colocar a expertise acadêmica à disposição na busca de soluções para as situações-problema de empresas de diferentes setores, o projeto dá seus primeiros passos com uma gigante da tecnologia. A Procer - Agrointeligência em Pós-Colheita, empresa de Criciúma que já ganha o mundo oferecendo soluções para o armazenamento de grãos, é a primeira a utilizar a integrar a parceria e a inaugurar oficialmente seu espaço dentro da Universidade.

Nesta quarta-feira (20/7) a parceria entre as instituições foi celebrada na inauguração oficial do Unesc Lab Procer. O espaço, localizado no Bloco XXI-A do campus, já abriga estudantes e professores engajados no projeto e nesta data recebeu a visita de gestores da empresa e da Universidade.

A felicidade e a realização das equipes ao ver de perto o projeto já dando resultados positivos estiveram estampadas nos rostos de todos que participaram do encontro de inauguração. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não há exemplo que traga mais significado do que um exemplo como este. "São três egressos do nosso curso de Ciência da Computação que empreenderam, mostraram sua capacidade e agora colaboram não só com as suas empresas, ao levar o conhecimento vivo da academia para dentro dela, mas com toda a região ao se unir com a Unesc e seu caráter comunitário", destacou.

A aproximação da Universidade com o setor produtivo, conforme Luciane, está entre os importantes legados almejados pela gestão universitária em seu trabalho diário. "As experiências internacionais já nos mostram que esse é o caminho. É fundamental que a gente vá também para este lado. Ter a Procer conosco neste projeto que já é sucesso é um grande sinal de que estamos sendo muito assertivos", pontuou ainda.

Murilo Gehrmann Schneider e Tarcisio C. Selinger, co-fundadores da Procer, estiveram na Unesc para a inauguração e também deixaram evidente a motivação com o projeto. "Chegar aqui e ver esse resultado já tão positivo é algo que nos deixa muito felizes. Nos faz refletir e recordar o início do processo de fundação da empresa, quando éramos só três pessoas, e agora somos mais de 160 pessoas trabalhando em prol de um serviço que atinge aproximadamente 10% da armazenagem de grãos em todo o país, ou seja, que afeta diretamente a alimentação de parte significativa da população", comentou Murilo.

Rodrigo Raccuia, acadêmico da 3ª fase do curso de Ciência da Computação, é quem comanda os demais colegas que trabalham diariamente no time Procer na Unesc. Para o estudante, fazer parte de uma grande Universidade e ao mesmo tempo estar na linha de frente do setor produtivo é algo de significado imensurável. "Esse é um projeto sensacional do qual me orgulho por estar envolvido. Estamos em contato direto com mercado de trabalho, atuando na fronte e utilizando os conhecimentos que aprendemos em sala de aula. É uma oportunidade incrível", garante.

Quem acompanhou de perto o interesse de Rodrigo para ser um integrante da equipe do Unesc Lab Procer, o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, também vibra com a inauguração e, principalmente, os resultados já alcançados. "Nestes primeiros meses fomos aparando as arestas, adequando necessidades e anseios e já percebemos que a direção tomada está fluindo muito bem para todos. A empresa já vê problemas em fase de solução por meio dos conhecimentos obtidos aqui e os alunos já demonstram amadurecimento, senso de pertencimento e até diferente postura profissional. Isso é incrível de se observar enquanto professores", destaca, orgulhoso.

O diretor de Tecnologia da Procer Agrointeligência em Pós-Colheita, Alex Paranha, que, mesmo não estando presente na inauguração, acompanha de perto o projeto, avalia que o início de caminhada nessa experiência de inovação aberta mostrou que os melhores resultados se dão com o envolvimento dos alunos e o senso de pertencimento deles em relação ao time Procer. "À medida em que nós avançamos nessa integração, os estudantes e a Universidade se sentiram mais envolvidos e, para nós, foi interessante para avaliar melhor as entregas, fazer ajustes e também identificar pessoas em potencial que possam trabalhar dentro da empresa conosco no futuro. É um processo de conhecimento mútuo entre a companhia e os estudantes e nesse sentido a importância do coordenador, com quem fizemos alinhamentos semanais, é fundamental".

Este é o primeiro espaço inaugurado e deve configurar a aceleração de novos projetos do Unesc Labs. Para participar da dinâmica as empresas interessadas devem investir em bolsas de estudos para acadêmicos e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema de cada uma.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito