Acadêmicos do curso de Medicina estiveram, neste sábado (3), na Praça Nereu Ramos realizando atividades de conscientização e orientação para a comunidade. As ações fazem parte de dois grupos acadêmicos, a Federação Internacional dos Estudantes de Medicina (IFMSA), com o projeto Doe-Se, incentivando a doação de sangue em parceria com o Hemosc, e a Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPS), que informou e conscientizou a população de Criciúma sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças psiquiátricas. Esta foi a primeira de várias ações alusivas ao Setembro Amarelo programadas para o mês.
Para a estudante Ana Beatriz Bressan Damian, que faz parte da IFMSA, ações como esta trazem conhecimento para a população circulante e são fundamentais para incentivar a doação de sangue na região. “Nós promovemos eventos tanto na Unesc, para os acadêmicos e comunidade em geral que frequenta os espaços da Universidade, quanto em espaços públicos. Nosso próximo ponto de ação será o Parque Altair Guidi, no próximo mês”, comenta a acadêmica.
Paralelamente à promoção de doação de sangue pela IFMSA no projeto Doe-Se, a Liga Acadêmica de Psiquiatria abordou o público para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças psiquiátricas, ação alusiva à campanha Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio.
Setembro Amarelo
Entre as grandes propostas voltadas ao combate ao suicídio está o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV). A organização atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Acesse a página do Centro e confira mais detalhes do trabalho realizado: https://www.cvv.org.br/