A Unesc promove nesta quarta-feira, 27, uma vídeo conferência para tratar sobre a retomada da economia pós pandemia no Sul catarinense. O evento reunirá os três deputados federais do Sul, além de lideranças da universidade, representantes da Acic, CDL, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Criciúma. O evento terá transmissão da Rádio Som Maior e do portal 4oito.
Segundo a reitora Luciane Ceretta, discutir o futuro, ainda mais num momento como o que estamos passando, é um papel da universidade. "Um dos grandes riscos da crise é o dia após, como ele vai ser. Não temos certeza quando, mas ele chegará e nós não temos nenhum planejamento. Por isso estamos nos antecipando e pensando juntos, como podemos encontrar uma estratégia", afirmou.
"Teremos a abertura, na sequência nosso time apresenta o cenário da nossa região, com foco no impacto social e econômico da pandemia e com contexto em Santa Catarina e no Brasil. Após, ouviremos lideranças do comércio, indústria e aí desenhamos junto com os deputados as estratégias que podemos adotar", detalhou a reitora. "Nós temos ainda uma curva ascendente é verdade, mas logo alí nos precisamos retomar a vida e a retomada precisa ser segura", argumentou.
De acordo com a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, Melissa Watanabe, a sociedade empresarial precisa estar amparada para a retomada. "Estamos trabalhando com as questões técnicas e com planejamento. A retomada deverá ser bastante rápida, temos que se preparar já para os próximos passos", apontou.
O presidente da Acic, Moacir Dagostin, aponta que não se pode descuidar da área da saúde, mas ressaltou a importância da conferência. "A Unesc sai na frente mais uma vez buscando trazer para toda a população temas importantes que não podemos deixar esquecidos. Temos certeza que iremos solicitar tudo aquilo que estamos buscando na retomada da economia", avaliou Dagostin.