A quarta edição do Unesc Summit, evento exclusivo da Unesc Digital com a UOL Edtech, trouxe uma experiência inovadora e disruptiva para alunos de todo o Brasil. Com o tema central "Inteligência Artificial nas áreas da saúde e negócios", o encontro reuniu estudantes em um evento presencial, que, além de fechar com chave de ouro a última disciplina do curso, proporcionou uma imersão profunda em temas que moldarão o futuro do mercado de trabalho. O evento ocorreu nesse sábado (19) no Resort Il Campanário em Florianópolis.
Além das palestras, os estudantes participaram de talks direcionados, sessões de networking e um workshop prático de Inteligência Artificial, no qual puderam aplicar seus conhecimentos em pitches ao final.
Luiz Neto, fundador e CEO da Innovation Intelligence, trouxe reflexões em sua palestra destacando o papel que os novos profissionais terão nesse cenário. "Estamos em uma fase de transição. São anos de jornada para chegar neste tipo de IA. Existem empresas sérias trabalhando nisso para trazer ética e governança a esses modelos de inteligência artificial para a saúde. Quem tomar a iniciativa vai se destacar", pontuou Neto, inspirando os participantes a se posicionarem na vanguarda do movimento.
A psicanalista Suzana Zanatto, veio de Praia Grande, São Paulo, para viver a experiência do Unesc Summit. "Está sendo uma oportunidade incrível porque podemos levar pra casa muito conhecimento, principalmente nessa área de inovação e tecnologia, muito importante nesse futuro que a gente está vivendo", comentou a estudante que já está em sua segunda pós-graduação com a Unesc Digital. "Minha primeira pós foi eu Neurociências e Comportamento e agora estou concluindo Terapia Cognitiva e Comportamental. Com certeza, farei outras especializações", finalizou.
Em sua fala, Rafael Ostermann, médico cirurgião e empreendedor na área abordou a temática "A IA em inovação e empreendedorismo na saúde". Segundo ele, a sociedade está apenas no começo de uma era revolucionária. "A gente acha que já está surfando a onda, mas, na verdade, estamos só no começo dessa era da Inteligência Artificial. IA não é só ChatGPT, há uma infinidade de empresas e aplicativos disponíveis para profissionais em diversas áreas, inclusive na saúde", comentou Ostermann, reafirmando o potencial transformador da tecnologia.
A Unesc tem se consolidado como referência nacional em educação digital, ultrapassando as barreiras geográficas e promovendo networking entre alunos e especialistas de diversas áreas. Para a gerente de inovação da Universidade, Elenice Engel, o evento foi muito mais do que palestras, foi uma oportunidade única de vivenciar na prática o que se discute nos mais avançados centros de pesquisa e inovação.
"Nesta quarta edição, levamos a IA para a área da saúde, com alunos de todo o Brasil. Isso demonstra que a Unesc, em parceria com a UOL Edtech, está ultrapassando os seus muros e levando conhecimento a todo o país", destacou Engel.
O Unesc Summit já é um marco no calendário acadêmico e no desenvolvimento profissional dos alunos da Unesc Digital, fortalecendo suas redes de contato e proporcionando um olhar atualizado sobre o futuro da IA no Brasil e no mundo.
--
Colaboração - Agência de Comunicação Unesc