Dia 22 de abril de 2004. Primeira rodada da Série A. Esse foi o cenário da única vitória do Criciúma contra o Vasco em São Januário. Rafael marcou o único gol da partida. Na história são nove jogos e oito derrotas, sendo que a última aconteceu pela Série B do Campeonato Brasileiro, partida em que o Criciúma começou ganhando com gol marcado por Hygor e sofreu a virada no segundo tempo.
Na época, há 20 anos, enquanto o Criciúma tinha feito um Campeonato Catarinense ruim e não havia se classificado para o quadrangular final, o Vasco havia sido derrotado pelo Flamengo dias antes da partida contra o tricolor e ficou com o vice-campeonato estadual.
O Vasco teve uma grande oportunidade para sair na frente aos 33 minutos do segundo tempo após Vitor Boleta ser derrubado na área e ser marcado o pênalti. Robson Luiz cobrou e o goleiro do Criciúma, Fabiano, defendeu o pênalti e também o rebote, um chute à queima-roupa.
Dois minutos depois, o Tigre marcou após Rafael cobrar uma falta. O então jovem goleiro Fábio (que hoje está no Fluminense) não alcançou a bola. O Criciúma chegou a liderar a competição por algumas rodadas, mas foi rebaixado na 21ª posição. Na época, o Brasileirão tinha 24 times. O Vasco terminou em 16º.
Ficha técnica:
VASCO
Fábio; Claudemir, Wescley, Serjão e Marcos Paulo (Vitor Boleta); Rodrigo Souto, Ygor (Júnior), Coutinho e Cadu (Wesley); Róbson Luiz e Anderson
Técnico: Geninho
CRICIÚMA
Fabiano; Ageu, Ronaldo e Luciano; Luís Paulo, Cléber Gaúcho, Geninho, Athos (Rafael) e Gleidson; Douglas (Alexandre) e André Leonel
Técnico: Vagner Benazzi
Colaboração nas informações sobre a partida de 2004: UOL
As duas equipes voltam a se enfrentar em São Januário neste sábado (27), às 16h30. O Criciúma está uma posição atrás do Vasco, em 16°, com dois pontos, sendo que tem um jogo a menos.