Quando foi inaugurado, em junho de 2008, o Hospital Unimed Criciúma foi planejado para atender a demanda dos 10 anos seguintes, mas o crescimento da cooperativa foi maior do que o esperado e em cinco anos os diretores já perceberam a necessidade de aumentar o seu espaço físico e, consequentemente, o seu atendimento.
Na noite de ontem, com a presença de cooperados, colaboradores e demais convidados, foi inaugurado o Anexo I da unidade hospitalar, onde funcionará a Unidade de Coleta Laboratorial. Atualmente, o serviço ocupa um espaço de aproximadamente 30 metros quadrados e passará para 250 metros quadrados. A estrutura deve estar em funcionamento daqui a 20 dias.
A inauguração da ampliação foi o último ato de Walter Ney Junqueira à frente da cooperativa. Após 20 anos como presidente, ele deixa a Unimed Criciúma para ocupar uma cadeira na Federação das Unimeds. Parte do cerimonial foi dedicada a homenagens a ele.
“É doloroso deixar a cooperativa, mas mudar é uma necessidade. Vou encerrar um ciclo para iniciar outro e sei que tenho muita coisa para contribuir lá na federação. Já iniciei meu trabalho lá essa semana e fui muito bem recebido”, comenta Junqueira.
Em seu discurso, o presidente fez questão de agradecer aos que estiveram ao lado dele nessas duas décadas. “Administramos essa empresa por 20 anos e a transformamos em uma empresa consolidada. E eu quero agradecer aos meus pares de diretoria, aos colaboradores e aos cooperados. Desejo sucesso à nova diretoria”, declara.
Junqueira também fez questão de ressaltar o profissionalismo com que a diretoria levou o trabalho e o desenvolvimento das atividades da cooperativa. “Construímos uma sede onde antes era chão batido, construímos um hospital que hoje é referência, empregamos mais de 600 pessoas e nunca atrasamos os salários, assim como nunca atrasamos os honorários dos nossos mais de 400 cooperados”, observa.
Maior capacidade de atendimento
A inauguração do espaço físico do Anexo I não é a única da Unimed Criciúma para este ano. Em maio, passarão a funcionar alguns serviços do Anexo II. Toda a ampliação deixará o hospital com uma área construída de aproximadamente 14 mil metros quadrados. Já foram investidos R$ 25 milhões na estrutura e a previsão é de que, estando todos os setores em funcionamento, tenham sido injetados R$ 57 milhões.
Os novos espaços abrigarão o novo posto de coleta laboratorial, duas alas de internação, com 41 leitos a mais – chegando a 91 leitos no total –, centro cirúrgico, centro de imagem, clínica da mulher, centro obstétrico, quimioterapia e exames de cardiologia. A ampliação também permitirá que o hospital passe a oferecer leitos de UTI neonatal.
O próximo presidente, que assumirá nos próximos dias, é Leandro Avany Nunes. Ele foi diretor da Hospital Unimed quando a unidade foi inaugurada e comentou a importância das ampliações que estão sendo concretizadas.
“O hospital já é de alta complexidade e com essas novas alas vamos oferecer todos os serviços necessários e com qualidade, com a possibilidade de levar planos de saúde para todas as pessoas que moram nas regiões da Amrec e da Amesc”, afirma Nunes.
O prefeito Clésio Salvaro também ressaltou a relevância de ter a Unimed na cidade. “Hoje a Unimed entrega mais do que uma obra, entrega um novo tempo para a saúde. Esse não é apenas um espaço físico, é um novo momento para a saúde da cidade e da região”, diz o prefeito.