A urna eletrônica deverá ganhar novidades para as eleições de 2020. No pleito do ano passado nenhuma fraude foi comprovada em Santa Catarina. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Ricardo Roesler, falou sobre os novos dispositivos que vão ajudar o eleitor.
“Haverá uma modernização no software, provavelmente com a inserção de uma nova tela, para que o eleitor possa confirmar todos os votos. Vai ter também o voto impresso, que foi barrado pelo Congresso até por uma questão orçamentária. Nós estamos preparados para isso, é muito importante”, afirmou o desembargador.
De acordo com ele, foram cerca de 700 denúncias registradas em atas e em zonas eleitores, em relação a supostas irregularidades nas urnas eletrônicas. O desembargador garantiu que nenhuma delas foi comprovada e todas foram respondidas com informações técnicas. Disse ainda que a maioria dos casos ficou no boca a boca.
“Estamos num período de avaliação sobre tudo o que aconteceu. Foi uma eleição diferenciada em relação ao grande volume de safios enfrentados e foram todos superados com grande empenho e competência. Os problemas serão novamente enfrentados nas eleições municipais, principalmente por propagandas nas redes sociais”, comentou Roesler.
Confira a entrevista na íntegra: