Uma reunião nessa quarta-feira, 29, entre secretários de saúde das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), aprovou o decreto com as novas medidas de combate ao coronavírus. A partir de agora a utilização vai depender de cada município adotar as normas conforme a realidade. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, já antecipou que vai manter as medidas do decreto anterior e reforçar apenas a fiscalização. O mesmo deve acontecer com Urusssanga.
Já na cidade de Balneário Rincão o novo decreto deve ser discutido nessa quinta-feira, 30. Isso pois é a data em que o prefeito, Jairo Custódio, retorna ao cargo. Jairo estava afastado das atividades por ter pego coronavírus. Lauro Müller e Orleans já publicaram em suas redes sociais o novo decreto. Outras cidades seguem debatendo o texto.
Algumas regras do novo decreto:
Supermercados, mercados, padarias, açougues, feiras: Limitação de uma pessoa por família, redução para 50% da capacidade, horário de funcionamento destes estabelecimentos das 6h às 20h de segunda-feira a sexta-feira e sábado até as 12h. Nos domingos permanecerão fechados.
Bares, restaurantes e similares:Além de cumprir medidas do Estado, o horário ficou limitado de segunda-feira a sexta-feira, das 6h as 21h, fechados aos sábados e domingos.
Academias:De segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 20h. Necessidade de fazer a aferição da temperatura de funcionários e clientes.
Comércio em geral: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados até as 12h e fechado aos domingos. A entrada de clientes deve ser equivalente ao número de atendentes.
Igreja: Funcionamento com 30% da capacidade.