Aproximadamente 250 médicos cubanos que atuavam em Santa Catarina deixaram o estado. De acordo com um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 136 municípios catarinenses já tiveram vagas preenchidas no Programa Mais Médicos. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o coordenador do programa no estado, Paulo Orsini, falou sobre a expectativa de preencher totalmente a demanda.
“Praticamente todas as vagas foram ocupadas, restam oito municípios do Oeste, mas, provavelmente serão preenchidas até o fim do mês”, afirmou. As vagas restantes são para Iporã, Jupiá, Nova Itaberaba, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Riqueza, Quilombo, São João do Oeste e Arroio Trinta, que ainda não foram escolhidos por profissionais da saúde.
Acontece na quarta-feira (28), às 19h30, uma reunião em Nova Veneza entre secretários de saúde e representantes do Mais Médicos. Segundo Orsini, o salário oferecido é o mesmo do que para cubanos: R$ 11.700, disse que eles ocuparam bem as funções e planejou uma data para a finalização das contratações. “Até o dia 17 de dezembro imaginamos que todas as vagas sejam preenchidas”, garantiu.
Confira a entrevista na íntegra: