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Valor do IPTU de Criciúma ainda gera dúvidas aos contribuintes

Membro do Comitê de Análise de Reclamações, Luiz Cascaes, explica situação

Por Clara Floriano Criciúma - SC, 16/02/2018 - 08:52 Atualizado em 16/02/2018 - 08:54
Luiz Cascaes, fiscal de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e membro do Comitê de Análise de Reclamações (foto: Clara Floriano)
Luiz Cascaes, fiscal de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e membro do Comitê de Análise de Reclamações (foto: Clara Floriano)

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O fim do mês de janeiro e início de fevereiro foram marcados, em Criciúma, por uma polêmica: os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O preço exorbitante, que chocou os cidadãos, aconteceu pela aprovação do decreto 1599/17, que previa mudança nos critérios de classificação do padrão construtivo dos imóveis e aumentava o Imposto.

Após toda a repercussão, o decreto foi revogado pelo prefeito Clésio Salvaro, que criou um Comitê e uma plataforma de atendimento online para esclarecer dúvidas dos contribuintes. Entretanto, a questão ainda gera confusão.

“A questão das dúvidas são em função do decreto, que já foi revogado. Com a revogação do decreto, a operação de 2017 foi repetida em 2018. O que acontece é que os valores tiveram um grande aumento e com a revogação foram reprocessados os carnês e novos foram colocados aos contribuintes. As pessoas devem voltar no site da prefeitura e retirar o carnê novamente. Se a pessoa pagar com o carnê anterior vai pagar o preço anterior, porque neste caso o código de barras não foi mudado”, explicou Luiz Fernando Cascaes, fiscal de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e membro do Comitê de Análise de Reclamações.

Segundo Cascaes, o valor do IPTU também aumentou para terrenos baldios, porque a partir deste ano começou-se a cobrar a iluminação pública de imóveis. “É importante registrar que a iluminação pública é cobrada de duas formas. Nos imóveis normais é cobrado um taxa pelo uso. Nos baldios é cobrada pela testada do imóvel”, esclareceu.

O fiscal de tributos ressalta ainda que os atendimentos estão difíceis por causa da demanda. “Estamos tendo na prefeitura em torno de 3 mil atendimentos. O nível de atendimento presencial é menos que o eletrônico. Nas situações onde há erro, existe no site da prefeitura um forma de solicitar a correção através de requerimento online”, afirmou.

Tags: iptu criciúma

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