Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Veja o que muda no trânsito com a nova Central Semafórica de Criciúma

Diretor da DTT explica o funcionamento da nova tecnologia

Por Vitor Ávila 20/08/2024 - 07:55 Atualizado em 20/08/2024 - 08:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cidade de Criciúma contará com instalação de uma nova central semafórica, um projeto tecnológico que promete otimizar o fluxo de veículos na cidade. A central faz parte do plano de mobilidade urbana, que inclui a substituição de 72 controladores semafóricos por modelos digitais, capazes de realizar ajustes automáticos em tempo real.

Com um investimento de quase R$ 2 milhões, a empresa contratada para instalar o sistema tem um prazo de 90 dias para a instalação. O equipamento atua como o "cérebro dos semáforos", gerenciando o tempo de abertura e fechamento dos sinais. "São 72 controladores ligados a um computador maior, que enviará informações em tempo real ao Centro de Controle de Operações", explicou o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Gustavo Medeiros.

Medeiros concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta terça-feira (20)

Um dos principais avanços da nova tecnologia será a possibilidade de realizar manutenções preventivas e corretivas à distância, sem necessidade de intervenções presenciais. "Antes, se um semáforo apresentava defeito, a correção dependia de uma ligação ou alerta manual. Agora, o centro operacional detecta e corrige os problemas automaticamente", detalhou mEDEIROS.

Além disso, o sistema permitirá a implementação da "onda verde", otimizando o tempo dos semáforos de acordo com o fluxo de veículos em diferentes horários. "Por exemplo, às seis horas da tarde, quando o movimento aumenta, o técnico pode ajustar os tempos dos sinais online, garantindo mais fluidez no trânsito", concluiu Medeiros.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito