A missa de exéquias do padre Agenor Pedroso será celebrada neste domingo (27), às 10h, na igreja São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. O sepultamento acontece no cemitério do bairro São Luiz, às 15h. O sacerdote está sendo velado na própria igreja desde a noite desse sábado (26).
Em razão do falecimento do padre, neste domingo não haverá missas nas comunidades da Paróquia São Paulo Apóstolo, sendo mantida apenas a celebração na Igreja Matriz.
Padre Agenor morreu nesse sábado (26), aos 89 anos. Natural de Grão-Pará, foi ordenado presbítero em 9 de julho de 1967 e dedicou mais de cinco décadas à vida pastoral, atuando por 36 anos como vigário auxiliar na Paróquia São Paulo Apóstolo. Também esteve à frente do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.
Mesmo após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2020, permaneceu sendo acompanhado com carinho pela comunidade.
Em Nota Oficial, a Diocese de Criciúma lamentou a perda e destacou o legado de fé e serviço deixado pelo sacerdote. Veja na íntegra:
Com profundo pesar, a Diocese de Criciúma comunica o falecimento do Padre Agenor Pedroso, vigário auxiliar da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma.
Aos 89 anos, o padre Agenor, após uma vida de fé e dedicação, fez sua Páscoa definitiva neste sábado, 26 de abril, na cidade de Criciúma. Com confiança na misericórdia divina, ele é chamado a descansar nos braços do Senhor.
Nascido em 4 de maio de 1935, na comunidade de Quinze, no município de Grão-Pará, filho de Luiz Pedroso e Maria Silveira Pedroso, quinto de uma família de nove irmãos. O chamado à vocação, como na maioria da vida dos sacerdotes, surgiu ainda criança, em meio às brincadeiras com os irmãos, quando sempre tocava ao pequeno Agenor fazer o papel de padre.
Com diversos trabalhos pastorais realizados na Diocese de Criciúma, foi na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma, que manteve uma relação ainda maior com os fiéis desde os trabalhos de construção da Igreja Matriz. Com a saúde já debilitada estava residindo na Casa de Convívio Sacerdotal São João Maria Vianney.
Neste momento de tristeza, a Diocese de Criciúma se une em oração com todos os fiéis, familiares e amigos, confiantes de que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, acolherá o padre Agenor em Seu Reino eterno. Que Deus console os corações enlutados e conforte a todos com a esperança da vida eterna.
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz. Amém.