O Próspera está próximo de confirmar a participação na Série D de 2022. Santa Catarina tem três vagas para a competição nacional e elas devem ser preenchidas pelo Campeonato Catarinense, ou seja, pelas três equipes melhores classificadas no estadual e que não têm vaga nas três primeiras divisões nacionais.
O regulamento do Catarinense prevê a classificação final da seguinte forma: campeão e vice, de acordo com o resultado nas finais; em terceiro e quarto lugar, pela ordem, os clubes eliminados na semifinal de acordo com a campanha na primeira fase; do quinto ao oitavo, os eliminados nas quartas em ordem de melhor campanha na primeira fase.
Assim, os resultados obtidos no mata-mata não entram na contagem para a classificação final entre os eliminados. Ou seja, caso o Time da Raça seja eliminado nas quartas de final e Joinville e Hercílio Luz também, estará automaticamente na Série D de 2022.
O Jec empatou o primeiro jogo das quartas em 2 x 2 contra o Brusque, enquanto o Hercílio não saiu do zero contra a Chape. Ambos terão que vencer os confrontos de volta fora de casa, pois o regulamento não prevê gol fora e, em caso de resultados iguais (uma vitória para cada lado ou dois empates) e saldo de gols empatado, o time de melhor campanha avança.
Além de Próspera, Hercílio Luz e Joinville, estão na luta pelas vagas na Série D Juventus e Marcílio Dias. Os dois se enfrentam em uma das semifinais; o Marinheiro saiu em vantagem, vitória de 1 x 0 no Gigantão das Avenidas.
Uma das vagas na Série D sai deste confronto. O eliminado mantém boas chances, desde que dois clubes entre Próspera, Hercílio Luz e Joinville não passem à semifinal.
Para avançar à semifinal, o Time da Raça precisa vencer por dois gols de diferença o Avaí na Ressacada, após ser derrotado no último domingo por 1 x 0 para o Leão da Ilha no Heriberto Hülse. Se conseguir a virada, a vaga na Série D estará praticamente assegurada, a menos que Hercílio Luz e Joinville façam a final.