Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Velório de Ruy Hülse acontecerá amanhã

Prefeito de Criciúma, criação da Fucri e presidência da Siecesc; relembre seu legado

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 12/08/2024 - 14:46 Atualizado em 12/08/2024 - 14:48
Foto: Divulgação/Agecom Unesc
Foto: Divulgação/Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O velório de Ruy Hülse acontecerá na manhã desta terça-feira (13), a partir das 9h no Crematório Millennium com a cerimônia de despedida acontecendo às 17h. Ele foi eleito três vezes como deputado estadual, além de ter sido eleito prefeito de Criciúma em 1965.

Entre os seus legados estão a criação da Fundação Universitária de Criciúma (Fucri), em 1968, atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), além de ter conseguido, junto ao Governo Federal, a implantação da BR-101 a partir de Criciúma. 

Ruy Hülse também tem uma ligação com a indústria carbonífera. Assumiu a presidência do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Carvão+ / Siecesc) em 1995 e permaneceu até 2017, ficando na presidência de honra. 

Dr. Ruy, como era chamado por todos, emprestou seu nome ao primeiro prédio do Centro Tecnológico da Satc. Foi diretor da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) desde que iniciou no Siecesc e era presidente de honra da instituição.

“Sempre foi uma pessoa que para mim foi um grande professor, amigo e pai. Uma pessoa que sempre olhou para frente e visionário, olhando a questão da educação como base de tudo, não é à o legado que deixou e o que auxiliou a Satc nos anos em que passou”, ressaltou o diretor-executivo da Satc e presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Luiz Zancan.

“Lá em 2002 conseguimos o trabalho importante de manter a legislação que manteve com que a indústria ficasse ativa até hoje e foi um político exemplar. Conheci vários, mas ele é um grande exemplo a quem os políticos devem se espelhar. Foi uma pessoa que sempre foi correta, sempre olhando com uma visão objetiva”, complementou.

O senador Esperidião Amin falou sobre o falecimento de Ruy Hülse e o seu legado. “Um homem que marcou tanto do posto de vista político e social, quanto econômico. Um exemplo de homem, empreendedor com espírito de inovação e sempre prestigiando a educação e formação de recurso humano. Deixa um legado extraordinário e um grande exemplo para todos nós”, comentou.

Ainda em 1992 assumiu o cargo de Planejamento e Coordenação Geral da Prefeitura de Criciúma, na administração Altair Guidi, tendo como auxiliar no exercício dessas funções Mauro Sônego. Deixou a prefeitura em 1994 e assumiu o cargo de Adjunto, sendo secretário o engenheiro Ruberval Pilotto e governador do estado Antônio Carlos Konder Reis.

“É uma amizade fraterna e do doutor Ruy só tenho a agradecer por tudo que fez para a região e por Santa Catarina”, disse Pilotto.

A Prefeitura de Criciúma decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do ex-prefeito, Ruy Hülse.

Colaboração: Agecom/Unesc e Assessoria de Imprensa da Satc
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito