Carregada de emoção e história. Assim foi a Sessão Solene “Mulher Destaque”, da Câmara de Vereadores de Siderópolis que aconteceu na noite desta segunda-feira. Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a solenidade homenageou todas as primeiras damas e vices que exerceram a função desde a emancipação do município, em 1958.
O decreto legislativo de autoria dos vereadores Janete Trento (MDB) e do presidente da Casa, Roni Remor, o Lilo (PSB), assinado por todos os vereadores, teve o objetivo de reforçar, além da atuação da mulher na administração, o importante papel delas frente aos projetos sociais. “É um trabalho minucioso e de extrema importância, porque atua diretamente no desenvolvimento do cidadão, refletindo no desenvolvimento do município”, destacou o presidente Roni Remor. “Existem mulheres fortes e mulheres que não descobriram sua força. Com certeza as ex-primeiras damas, vices e as atuais deixaram e deixam suas marcas com a criação ou continuação de projetos sociais e não recebem salário. É um trabalho voluntário, de doação a amor ao próximo”, acrescentou a vereadora Janete Trento.
O prefeito Hélio Cesa enalteceu a iniciativa do Legislativo, sobretudo o trabalho do vereador Clademir Manoel de Souza (MDB), o Peninha, que tem como uma de suas bandeiras às causas das mulheres. “A câmara tem prestado um importante serviço também neste sentido e enalteço o vereador Peninha pelo trabalho voltado à esta causa que é de formiguinha, mas deve ser enfrentado”, sublinhou. O chefe do executivo reforçou ainda a participação de Peninha, como palestrante da XII Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aconteceu no Fórum de Criciúma na última sexta-feira (15).
Peninha é autor dos Projetos de Lei que instituiu a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas de ensino fundamental, séries finais e de ensino médio, públicas e privadas e o "Dia Laranja", onde no dia 25 de cada mês uma entidade ou empresa sideropolitana fica responsável pela promoção de ações de conscientização relacionadas a esse tipo de violência. Os parlamentares também homenagearam todas as mulheres presentes na sessão com a entrega de uma rosa.
Homenageadas:
Primeiras Damas:
Ondina Caruso MacDonald
Belmira Burato Bif (in memorian)
Begair de Lorenzi Trento
Nadir Cesa Fontanella
Zulma Freccia
Claudete Regina Dias Rossa
Selita Sachet Cesa
Olga Stopazzolli (in memorian)
Maria de Lourdes Correa Garcia
Aretusa Larroyd
Janice Goulart Garcia Ubialli
Lucia Fenilli Bonazza (in memorian)
Ana Tereza Sinfronio
Vices
Marlene Remor
Rosangela Bett Giongo
Solomi Rodrigues Velho Losso
Dolvina Rossa Levati (in memorian)
Marlene Crepaldi Feltrin
Anita Sonego (in memorian)
Catea Dagostin Donadel
Joanna Possoli
Maria Aparecida Aléssio
Dilma Bianchin Fontanella
Dama Elisa Dezoni Conti