Os vereadores mirins eleitos no fim de novembro serão empossados e diplomados na tarde desta quinta-feira (21). Essa é a 5ª edição do projeto organizado pela Câmara de Vereadores de Criciúma. São 17 vereadores mirins, o mesmo número dos adultos que ocupam aquelas cadeiras. Na eleição concorreram 54 candidatos, de 14 escolas.
“É uma alegria saber que a Câmara de Vereadores pode contribuir com a formação de novas lideranças e de cidadãos mais conscientes. Participar da política, discutir o que é de interesse da sua escola ou de sua comunidade faz você não só um líder, mas dá uma outra visão sobre o que acontece no legislativo. É um projeto muito legal”, disse o vereador Aldinei Potelecki (PRB).
Mais de 4 mil estudantes puderam votar na eleição. A primeira sessão ordinária será no dia 7 de março. Segundo ele, estimula a cidadania e ajuda com a formação dos jovens. Potelecki será o coordenador, mesma função que ocupou em 2017.
“As sessões acontecem uma vez por mês, toda primeira quinta-feira, a partir das 15h. Eles podem apresentar indicações, requerimentos e existe o horário político onde são discutidos diversos assuntos que eles acham pertinentes”, contou o vereador. “A informação está disponível para toda a população, e esse acesso desperta nos jovens o desejo que querer participar”, comentou.
Confira a entrevista na íntegra: