O humor do clima na tarde desta quinta-feira mostrou várias versões. Antes da uma da tarde, calor forte e sensação térmica acima dos 47 graus. Depois das 15h30min, virada com uma pancada forte de verão, com vento forte e queda de energia e até granizo em algumas regiões. Mais perto do fim da tarde, tempo nublado sem chuva.
Por volta das 16h30min, havia 19,2 mil unidades consumidoras sem energia entre Lauro Müller e Passo de Torres. Em Criciúma, somente 30. Houve um incidente na Próspera, onde a equipe que atua na construção de um imóvel acabou derrubando um poste, e deixando as cercanias sem energia, problema já resolvido.
"Todas as faltas de energia na região foram por conta do temporal", confirma o engenheiro Jânio Canela, gerente técnico da Celesc em Criciúma. "Em Passo de Torres, 120 unidades estão em energia. Em Araranguá, 2,5 mil. E o problema maior está em Balneário Gaivota, com dez mil unidades sem fornecimento", explica Canela. Em Içara, as cerca de 600 unidades do bairro Vila Nova atendidas pela Celesc também ficaram sem luz. No Balneário Arroio do Silva houve queda de granizo.
"Tem bastante gente trabalhando simultaneamente pra resolver essas quedas, e a resposta está sendo rápida das equipes, pois os pontos estão rapidamente voltando ao normal", completa o engenheiro. Em Nova Veneza cerca de 2 mil unidades ficaram sem energia por alguns minutos, problema logo restabelecido.
No Balneário Rincão, a inauguração da obra de pavimentação da rodovia de acesso foi marcada pela virada no tempo. Enquanto ocorria o evento com autoridades, inclusive com o governador Eduardo Moreira, as nuvens pesadas vieram acompanhadas de vento e, depois, de chuva, que já passou. Assista no vídeo.
A temperatura oscilou de 35,1 graus às 15h16min para 23,9 graus às 16h06min, uma queda de 11,2 graus em 50 minutos.
(Imagens / vídeo: Bruna Borges / A Tribuna)