O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) vai promover uma reunião com municípios do Sul para estimular a transformação digital das cidades. Em Morro da Fumaça, o contrato já está em andamento. Em Orleans, a assinatura vai ser feita nesta terça-feira (9).
Urussanga e Içara também estão com os contratos feitos para assinatura. O Ciasc ainda vai visitar a cidade de Criciúma para apresentar o projeto. “A intenção é que regionalmente a gente tenha um bloco de municípios com o processo de transformação digital avançado”, explica Felix Fernando da Silva, presidente do órgão.
O tempo para digitalizar todos os documentos em Orleans depende do cenário encontrado pelo órgão. “Mas o movimento é muito rápido, tem a estrutura de digitalização e mão de obra especializada, mas é preciso que o produto final seja passível de busca, não é só digitalizar, tem uma camada de inteligência para busca da documentação. Os documentos não serão descartados”, detalha Fernando.
Transformação digital é missão para os próximos quatro anos
O governo do estado, por meio do Ciasc, tem o objetivo de estimular a transformação digital dos municípios para simplificar os serviços para o cidadão. Para que os governos municipais possam ver, de fato, avanço nos seus serviços digitais, a empresa está em busca de parcerias com esses municípios.
“A ideia é que os governos digitais façam com que o cidadão tenha serviços mais rápidos e mais baratos. Para isso, a tecnologia tem que estar aplicada, não tem outra maneira. Apoiar os municípios a fazer essa transformação é missão do governo nos próximos quatro anos”, conclui Felix.