Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Visitantes internacionais descobrem histórias de transformação pelo microcrédito em Criciúma

Equipe da Oikocredit, instituição sediada na Holanda, está percorrendo parte do Sul do país de bicicleta

Por Redação Criciúma, 02/04/2025 - 15:20 Atualizado em 02/04/2025 - 16:00

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A financiadora de microcrédito holandesa Oikocredit escolheu o Sul do Brasil para o encontro anual de integração com parte da equipe e incluiu Criciúma no inusitado roteiro. O grupo composto por 14 pessoas - holandeses, belgas, brasileiros e um queniano - decidiu fazer o trajeto de Gramado (RS) a Florianópolis (SC) de bicicleta. Como parte da missão, o time dedicou-se a visitar pessoas impactadas pela instituição, cujo principal propósito está no fomento de crédito a pequenos negócios ao redor do mundo.

No Brasil, a instituição mantém uma parceria há mais de 10 anos com a Credisol, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com foco em microcrédito produtivo e orientado, sediada em Criciúma (SC). A parada na maior cidade do Sul Catarinense teve o objetivo de visitar a sede da entidade parceira e microempreendedores locais que desenvolveram os negócios com apoio do microcrédito.

“Uma vez por ano a Oikocredit escolhe um país onde tem atividade para fazer essa integração. Já houve um evento desses no Quênia e agora trouxemos para o Brasil, nesse cycling challlenge (desafio ciclístico). Temos aqui um diretor executivo, um conselheiro e gestores regionais com o objetivo de traçar estratégias de atuação da nossa instituição”, explicou o gerente de investimentos da Oikocredit para a América do Sul, Nicolas Viedma. “Ver de perto o resultado desse trabalho em conjunto nosso com os parceiros da Credisol é muito gratificante”, relatou.

O grupo esteve em três pequenos negócios. Entre os empreendedores visitados esteve a designer de sobrancelhas Yenifer Briceno. Ela contou que teve o primeiro contato com a Credisol ao ver uma caneta com a logomarca da instituição. Ao entender sobre o escopo da instituição, procurou conhecer e, meses depois, realizou o sonho da sala comercial exclusiva, no Centro de Criciúma. “Vim da Venezuela, passei por outros lugares, mas acabei me encontrando aqui nessa cidade. Graças a essa confiança e esse crédito tenho esse espaço e pude ajudar a trazer meus pais e um tio para morar aqui perto também”, contou.

A dificuldade de obtenção de crédito está entre as principais barreiras para o pequeno empreendedor no sistema financeiro tradicional, enaltece o diretor da Credisol, Júlio César Burigo. “Nossa instituição realiza o trabalho de fornecer o microcrédito produtivo e orientado com taxas acessíveis para os empreendedores. Para esse trabalho, o suporte e a parceria de instituições como a Oikocredit é essencial. Assim conseguimos fortalecer esse setor fundamental da economia nacional”, ressalta.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito