O ano letivo está próximo de iniciar e com ele muitas dúvidas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Governo do Estado e os municípios elaboraram o Plano de Contingência Estadual para Educação (Plancon Edu) com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno as aulas presenciais.
As aulas serão de forma híbrida e uma série de regras precisaram ser respeitadas.
Algumas dúvidas sobre a volta às aulas em Santa Catarina:
- Os pais não têm obrigação de mandar os seus filhos para as escolas, porém, são obrigados a matricular os seus filhos, além que fazê-los participar seja presencialmente ou de forma remota. Ao preferir a forma virtual, os responsáveis deverão assinar um termo de compromisso.
- As escolas têm a obrigação de disponibilizar álcool 70%, além de realizar a aferição da temperatura. Em caso de alteração na temperatura, os pais ou responsáveis devem ser acionados.
- Cada professor deverá ter o seu álcool70% e deverá utilizar máscaras descartáveis. Os estudantes e profissionais terão a obrigatoriedade de utilizar máscara durante todo o período que permanecerem na escola, retirando-as apenas para as refeições.
- Nas escolas, só poderão ser compartilhados materiais que possam ser higienizados com álcool 70%. sob controle dos professores.
- Nas salas de aula, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre elas. As escolas ainda deverão estabelecer alternância dos intervalos para as classes, evitando aglomerações. O lanche deve ocorrer em horários preestipulados para cada grupo.
- Cada escola deve organizar a forma de entrada e saída para evitar aglomerações.
- Cabe a cada município estabelecer a forma que trabalhará o sistema híbrido.
- Os veículos do transporte escolar devem ter no mínimo um banco de intervalo entre os alunos.
- A utilização dos parques infantis nas creches deve respeitar uma escala estipulada pela unidade educacional.