Na noite de segunda-feira (6) a Latam emitiu um comunicado oficial ampliando a suspensão dos voos no Aeroporto de Jaguaruna, do dia 9 para o dia 11 deste mês. Conforme o diretor comercial da RDL, que administra a unidade, André Constanzo, haverá uma homologação temporária dos certificados de bombeiros, antes que os cursos sejam aplicados.
“O Governo do Estado devia ter entregado o comprovante sexta-feira na Anac, mas o capitão do Corpo de Bombeiros só fez a entrega ontem e a reunião ficou para hoje. Por isso a Latam adiou a volta dos voos em três dias, a empresa precisa desse prazo para voltar a vender passagens”, explicou. O prazo será de 60 dias, para que os cursos sejam realizados.
Constanzo lembrou que a demora no início dos cursos tem relação com a demanda do serviço no país. “No Brasil existem apenas três empresas que aplicam este tipo de curso e tem filas. Nós temos um contingente de bombeiros já com o curso, então o restante deles vão passar por essa reciclagem”, completou.
Os deputados federais do Sul, Daniel Freitas (PSL), Geovania de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD) estão engajados na situação e terão uma reunião com a diretoria da Anac nesta terça-feira (7), a partir das 16h.
"Espero que consigamos boas notícias para dar no Ponto Final. Vai ser a terceira reunião. Estamos sendo bem recebidos, vamos debater esse mesmo assunto, eles sabem a importância desse Aeroporto de Jaguaruna, que é o principal entre Porto Alegre e Florianópolis. Nós juntos vamos encontrar uma solução", afirmou Freitas.