O WhatsApp já vem crescendo significativamente nos últimos anos. O aplicativo que inicialmente contava somente com envio de mensagens, evoluiu para o envio de imagens, áudios, chamadas de áudio e vídeo e, mais recentemente, a possibilidade de pagamentos e transferências de dinheiro.
A possibilidade de fazer transferências de dinheiro pelo próprio aplicativo era algo que já vinha sendo cotado há um bom tempo. “Já estava sendo testado no mercado indiano que é o primeiro e maior no mercado do WhatsApp, Temos 2 bilhões de usuários no aplicativo, sendo 400 milhões na Índia e 120 milhões no Brasil”, disse a publicitária e especialista em Marketing, Alessandra Koga.
Koga explica que o WhatsApp pay, na verdade, se chamará Facebook Pay, já que será integrado posteriormente ao Instagram e o Facebook para a realização de pagamentos. Teremos as três empresas do grupo trabalhando com o pagamento da ferramenta sem precisar sair do app”, pontuou Koga.
Para a publicitária, essa é uma grande aposta do WhatsApp para começar a gerar receita através da carteira virtual do grupo, já que os anúncios, que seria a maior fonte de renda do grupo, já estão decaindo. O lucro da empresa,ale´m no caso, ficaria em transferencias específicas.
“No WhatsApp pay se você quiser transferir dinheiro para pessoa física, não paga. Mas para comerciantes e empresas, será 3,99% por transação - e é aí que se começa a ganhar dinheiro”, disse.
Para usufruir a carteira virtual, inicialmente, será preciso ter um vínculo com contas como Sicredi, Banco do Brasil e Nubank habilitados.