Nesta sexta-feira (27), teve fim a disputa do Xadrez na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) 2022, com um grande resultado para Criciúma. A equipe masculina da modalidade da Fundação Municipal de Esportes (FME) do município conquistou o segundo lugar geral da competição, com 73 pontos, ficando atrás de Blumenau (100 pts) e à frente de Chapecó (68 pts). A Olesc 2022 ocorre desde o dia 22 de julho, em Curitibanos.
No individual, os enxadristas criciumenses trouxeram nove medalhas para a cidade. Foram quatro de ouro (três com Clara Dias, no Xadrez Blitz, Rápido e Pensado, e uma com Alice Donato, no Rápido), uma prata (com Kaiki Mariano, no Rápido) e quatro de bronze (no Rápido com Felipe Marinho, e no Pensado, com Kaiki Mariano, José Carlos Belina e Otto Sombrio).
"É um orgulho muito grande. É uma conquista que tem um sabor muito especial, porque é um ano e meio de trabalho na fundação e viemos com uma equipe formada na categoria de base. Foram seis atletas, quatro deles iniciaram nos núcleos da FME. Então, vir para uma Olesc e conseguir ficar com o segundo lugar geral é muito difícil, então é algo incrível", disse o técnico de Xadrez da FME Criciúma, Claudionor Pirola.
O presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni, parabenizou os enxadristas após essa grande conquista. "A nossa equipe de Xadrez nos trouxe mais uma alegria, tanto individual quando coletivamente. Isso nos traz uma felicidade enorme e nos mostra que o trabalho tem sido feito com excelência, desenvolvendo grandes atletas para a nossa cidade", comentou.