Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 26/10/2021 - 12:04 Atualizado em 26/10/2021 - 12:13

Na manhã dessa terça-feira, 26, o Ministério Público em uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela provisória de urgência, ajuizou uma ação contra o prefeito Clésio Salvaro. O MP requer a imediatamente suspensão dos efeitos do Decreto Municipal que flexibilizou o uso de máscara em locais públicos para as pessoas com esquema vacinal completo.

Segundo o órgão o decreto é uma afronta moral estadual, por desrespeitar as regras sanitárias impostas em território catarinense. A ação foi ajuizada pelo promotor Fred Anderson vicente. 

Por Adelor Lessa 26/10/2021 - 19:05 Atualizado em 26/10/2021 - 19:06

A licitação para contratação da empresa que irá revitalizar o Aeroporto Diomicio Freitas de Forquilhinha foi concluída. Várias empresas apresentaram e venceu a Prada de Curitiba. Uma boa notícia para a região.

Na sexta-feira passada fomos surpreendidos com o decreto do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) desobrigando o uso das máscaras. Me perguntaram se pode. Eu perguntei se pode.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entrou com ação pedindo a suspensão dos efeitos do decreto e a Justiça atendeu, mas o prefeito sabia que não podia. 

Ele não é marinheiro de primeira viagem. Tem três mandatos de prefeito, é ex-deputado, ex-vereador. É básico que uma lei menor não suplanta uma lei maior. O prefeito sabe que se uma lei estadual ou federal diz que é proibido, ele não pode se sobrepor. 

Se o objetivo era causar, causou. A propósito, a última é uma briga com uma vereadora de primeiro mandato. E briga de bar. 

Estamos ouvindo os presidenciáveis na Som Maior. Hoje ouvimos Ciro Gomes. 

Ele mostrou que tem conhecimento, sabedoria e um discurso afinado. Se coloca nem Bolsonaro, nem Lula. Quer entrar como uma coisa nova. Amanhã colocaremos no ar o Luiz Felipe D'ávila, do partido Novo. 

Uma conversa diferente, inteligente, um olhar diferente, sai da trivialidade. Militou pelo PSDB, saiu e hoje está no Novo e é candidato a presidente da República. Tem, inclusive, uma visão diferente do que era o Novo.
 

Por Adelor Lessa 27/10/2021 - 18:46 Atualizado em 27/10/2021 - 18:55

No ato realizado no Complexo Jorge Lacerda nesta quarta-feira, o governador Carlos Moisés da Silva disse que está fazendo investimentos milionários no Sul do estado. Não fala nada além da verdade.

Faz tempo que a região não recebe um aporte tão grande. Assegurados, repassados ou que estão sendo repassados. Hoje a confirmação da licitação do último trecho do Anel de Contorno Viário de Criciúma, ontem a abertura da licitação do aeroporto de Forquilhinha que as obras devem iniciar ainda neste ano, além de tantas outras obras para o Sul do estado.

Outra ação é o Hospital do Rio Maina, assumido pelo Estado e viabilizando para Criciúma um hospital público. O prefeito Clésio Salvaro encaminha bem esta situação. 

Perguntado pelo jornalista da Rádio Som Maior e do portal 4oito, Gregório Silveira, sobre encaminhamentos de filiação partidária, Moisés disse que decidiu deixar as definições para o ano que vem.

Ele tentou com alguns partidos, têm convites de outros, mas disse que só vai definir em 2022. Falou em números, que continuará trabalhando na pauta administrativa e que ela é melhor que a pauta política. E que no ano que vem decide pelo caminho que irá tomar. 

Ele foi convencido por aliados para deixar esta conversa para o ano que vem. Vinha conversando com partidos, o que criou fissuras com aliados. 

Ele recebeu convite do senador Esperidião Amin para ingressar no Progressistas, muito em função de o presidente Jair Bolsonaro estar pendendo para o PL. Isso fortalece a candidatura do senador Jorginho Melo a governador. Tendo isso, o Esperidião convidou o Moisés para filiar no PP.

O governador gostou do convite e pediu prazo, mas foi convencido a deixar para o ano que vem para não criar problemas com sua base na Alesc. Deve encaminhar esta situação em fevereiro ou março. Porém, há o risco de em 2022 as cadeiras dos partidos estarem ocupadas e as portas fechadas. 

O evento de hoje, a mudança da administração do Complexo Jorge Lacerda foi importante para a região. 

É uma tranquilidade para a economia. O ano começou com esta preocupação de fechamento da Jorge Lacerda. Foi garantida a continuidade do funcionamento do complexo, paralelo a isso foi criada uma política do carvão que está tendo ajustes em Brasília.

Do limão, a limonada. Este capítulo está terminando positivamente.
 

Por Adelor Lessa 28/10/2021 - 14:57 Atualizado em 28/10/2021 - 15:00

O BRDE acaba de confirmar que o nome do ex-governador Eduardo Moreira está aprovado para assumir uma diretoria.

Eduardo foi indicado pelo governador Carlos Moisés e, como é de lei, precisou ser avaliado por várias instâncias. A última delas, no Banco Central.

A posse será nos próximos dias, provavelmente nos primeiros 10 dias de novembro.

Eduardo Moreira foi deputado federal pelo sul catarinense, prefeito de Criciúma, vice-governador por quatro mandatos e duas vezes governador interino.

Por Adelor Lessa 29/10/2021 - 14:13 Atualizado em 29/10/2021 - 14:13

O eleitor de 36 anos vai votar pela primeira vez para prefeito de Criciúma sem Clesio Salvaro na urna.
Mas, como o voto aos 16 anos é facultativo, muitos de 38 anos.
Muitos eleitores de 40 anos vão votar para prefeito de Criciúma em 2024 em Salvaro no jogo.

Sempre pelo PSDB, Clesio foi candidato a prefeito de Criciúma pela primeira vez em 2004. Ficou em terceiro lugar.
Naquela eleição, Décio Góes, PT, era prefeito, disputou a reeleição, venceu, mas foi cassado antes de assumir. Anderlei Antonelli, MDB, ficou em segundo e foi o prefeito.

Clésio se elegeu prefeito pela primeira vez na sucessão de Antonelli, em 2008. Fez 48,62% dos votos.
Disputou reeleição em 2012, venceu fácil, com 76,48% dos votos, mas foi cassado antes de assumir.
Teve eleição suplementar para definir o prefeito, ele não foi prefeito, mas foi o seu vice do mandato passado, que era o mesmo da chapa da reeleição.
A rigor, mesmo sem ele, era a chapa do Clesio. Foi o sentimento que prevaleceu. E ele fez campanha como se fosse o candidato.

Em 2016, foi eleito prefeito de novo com 75,87% dos votos, e reeleito em 2020, com 72,36% dos votos.

Como está cumprindo o segundo mandato seguido, não poderá disputar nova reeleição em 2024.
Então, 2024 será a primeira eleição para prefeito em 20 anos sem Salvaro.

É evidente que ele vai ajudar para tentar ajudar na eleição de um sucessor que seja aliado. Mas, não será a mesma coisa. E nada a ver com2012, quando teve a eleição suplementar sem o seu nome na urna.
Circunstâncias bem diferentes, sentimentos distintos.

A ausência de Salvaro na urna vai criar uma nova perspectiva para a eleição.
Políticos que em 2020 não se apresentaram para não enfrentar Salvaro, que tinha mais de 80% de aprovação do seu mandato, desta vez vão entrar em campo.

A rigor, os três deputados federais de agora são potenciais candidatos. Daniel Freitas, Geovania de Sá e Ricardo Guidi.
O vice-prefeito Ricardo Fabris, também.
O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro é provável.
O ex-deputado Jorge Boeira, talvez.
O vereador Arleu da Silveira é de momento considerado o mais provável candidato do próprio Salvaro.

São os primeiros nomes listados. A rigor, nenhuma novidade. São nomes citados, especulados, pelo menos nas ultimas duas eleições. Mas, para 2024 “estimulados" pela ausência de Clesio.

A viabilização das candidaturas, no entanto, passa pela eleição de 2022.

Daniel, Geovânia e Guidi, os três federais que disputarão a reeleição, por exemplo, e mais Vampiro, que também deve ser candidato a federal, e mais Fabris, o vice, estarão fortalecidos, ou consolidados, se tiverem votações importantes na cidade.
Da mesma forma, Boeira, que está se matriculando para disputar o Governo.

Arleu não será candidato em 2022, mas deve ganhar musculatura para disputar a prefeitura no comando da secretaria de saúde, para onde deve ir quando Acelio Casagrande sair para disputar eleição para deputado estadual.
A propósito, se Salvaro pegar firme na campanha de Acelio e ele for um “campeão de votos” na cidade em 2022, será naturalmente inserido no processo para 2024.
Poderá “aceitar” ou emprestar seu apoio politico e potencial de votos para alguém indicado pelo prefeito Salvaro.

Jorge Boeira, sendo candidato ao Governo, se for o mais votado em Criciúma, ou pelo menos fizer votação expressiva, e não for eleito governador, estará naturalmente “cacifado” para disputar a prefeitura.

 Ainda devem inseridos na lista para 2024 o médico Anibal Dário, a advogada Julia Zanatta e o advogado Chico Balthazar, que já disputaram a prefeitura em 2020, aceitando a “missão inglória” de enfrentar Salvaro.
Era derrota considerada certa por todos. A duvida era saber “por quanto”.
Mas, em 2024 será "outro jogo”.

Além de todos os citados, ainda teremos uma ou duas novidades. Nomes nunca pensados, ou imaginados, mas que também deverão se animar porque Salvaro não estará em campo.

Enfim, tem muita água a passar por debaixo da ponte até a eleição de 2024 para prefeito de Criciúma, muitas pontes vão cair, mas já é possível projetar nomes e cenários.
E uma certeza: será um eleição diferente de todas as outras desde 2004. Sem Clesio Salvaro.

A dúvida que já está no ar é o que Salvaro vai fazer quando descer as escadarias do Paço em janeiro de 2025?

Aliados próximos dizem que ele pensa em repetir o que fez Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul. Ele deixou a prefeitura de Pelotas e ficou dois anos correndo o estado, se preparando para disputar o Governo.

Por Adelor Lessa 29/10/2021 - 14:38 Atualizado em 29/10/2021 - 14:40

O advogado criciumense Carlos Salvalágio anunciou oficialmente que não disputará a nova vaga de desembargador do Tribunal de Justiça.
Salvalágio teve grande desempenho na disputa pela última vaga, passando por todas as etapas e chegando até a lista tríplice levada ao governador Carlos Moisés, que decidiu nomear o advogado de Florianópolis Diogo Pitsica.

O desempenho de Salvalágio consolidou sua liderança entre os advogados e foi reconhecida por todos.
Ele foi um dos mais votados na eleição dos advogados do estado e ficou em segundo na votação entre os desembargadores do Tribunal de Justiça.

Desta vez, no entanto, ele decidiu não disputar. Alegou questões de ordem pessoal e profissional.
O advogado Marcos Probst, que defendeu o governador Carlos Moisés nos processos de impeachment, é o favorito para a nova vaga do Tribunal.

Abaixo, a nota publicada no Carlos Salvalágio na rede:

 "Há meses vivenciamos uma experiência fantástica.
Com um amplo apoio, tivemos a oportunidade de participar da indicação ao cargo de desembargador do Eg. TJSC, pelo 5º Constitucional da advocacia. E esta foi uma grande jornada, rica por todos os seus aprendizados e pelas pessoas que conhecemos ao longo da caminhada.
O resultado foi estimulante e motivador. Depois de muitas etapas, chegamos à final, numa lista tríplice indicada pelo Tribunal, levada ao governador. Ficamos honrados com a confiança que nos foi atribuída.
Nova vaga está aberta. Agradecemos a todos que novamente creditam a nós a possibilidade de concorrer a esta nova vaga a desembargador.
No entanto, no momento, questões profissionais, pessoais e familiares nos levam a declinar de participar desse novo processo de escolha. Sabemos que as escolhas impactam nossa vida. E, neste momento, o chamado recai por dar continuidade à nossa atividade, como advogado, mantendo e incrementando a credibilidade iniciada há 29 anos.
Quem sabe mais a frente tenhamos a oportunidade de buscarmos representar o Sul do Estado, e Criciúma, junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Gratidão é a palavra!"

 

Por Adelor Lessa 30/10/2021 - 09:00 Atualizado em 30/10/2021 - 09:37

A Câmara de vereadores de Içara aprovou ontem à noite, em sessão extraordinária, projeto encaminhado pela prefeitta Dalvânia Cardoso, PP, que autoriza operação com a Caixa no valor total de r$ 90 milhões.

O projeto foi aprovado por 13 votos a 1.

A operação será feita na base de juros de até 3,6% ao ano e prazo de pagamento de 120 meses (10 anos).

Com os r$ 90 milhões, a prefeitura vai quitar operações contratadas pela gestão passada, no valor total de r$ 73 milhões, com expressiva redução da taxa de juros.

A média de taxa de juro dos financiamentos atuais é de r$ 5,29%.

O restante, r$ 17 milhões, será aplicado em investimentos.

A operação começou a ser encaminhada durante audiência da prefeita Dalvânia Cardoso com a direção nacional da Caixa, em Brasília, faz dois meses.

A prefeitura foi levada ao presidente da Caixa pelo senador Esperidião Amin.

 

Novo Prazo

Foi "esticado" o prazo (mais uma vez) para definição do candidato a deputado estadual pelo PSDB de Criciúma.

Pelo que estava encaminhado, até hoje,  30 de outubro, os pré-candidatos Dóia Guglielmi e Acélio Casagrande teriam que definir por entendimento qual dos dois será o candidato.

Mas, o prazo foi prorrogado para quarta-feira, dia 3 de novembro.

Na segunda-feira, dia 1, o ex-deputado Dóia Guglielmi terá uma reunião em Florianópolis.

Na quarta-feira, Dóia e Acélio vão se reunir com Vagner Espíndola, presidente do PSDB de Criciúma, para definição do candidato.

 

Vai assumir

O primeiro suplente do PSD, Gustavo Colle, vai assumir como vereador de Criciúma na quarta-feira, dia 3.

Gustavo vai assumir na vaga do vereador Salesio Lima, que pediu licença. Ficará na função até o dia 13 de setembro.

O entendimento para posse de Colle foi pilotado pelo deputado Julio Garcia, na sexta-feira.

 

Radar na Br 101

 

A Câmara de vereadores de Içara, atendendo pedido do vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho,  PSDB, está questionando oficialmente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber quando vai começar a operação dos 41 radares instalados ao longo do trecho sul da Br 101 e qual critério adotado.

Os radares estão instalados e serão operados pela Polícia Rodoviária Federal.

Durante a semana chegou a circular a informação que a operação iniciaria no dia 2, terça-feira. Mas, tanto a Policia Rodoviária Federal quanto a CCR informaram que ainda não tem nada definida.

Por Adelor Lessa 01/11/2021 - 07:21 Atualizado em 01/11/2021 - 07:21

Quantas vezes você já ouviu que é preciso matar um leão por dia? Essa frase é falada principalmente entre empresários diante dos desafios que têm pela frente. 

Nesta segunda-feira, 01, a típica “sanduíche” devido ao feriado de amanhã, recebi um artigo assinado pelo Ricardo Amorim. O escritor fala sobre uma conversa que teve com um amigo.

Segundo ele, não temos que matar um leão por dia, mas sim cuidar. Em síntese, temos que ter um leão para cuidar desde cedo.

Quanto maiores os desafios, maiores nos tornamos. Quanto mais grave, maiores seremos. 

A metáfora “matar um leão por dia” é importante, mas errônea. O dia que o nosso leão morrer, começaremos a morrer juntos. 

Ouça o aúdio completo na íntegra: 

 

Por Adelor Lessa 01/11/2021 - 18:32 Atualizado em 01/11/2021 - 19:33

Dóia Guglielmi foi a Florianópolis para tratar da sua candidatura a deputado e voltou mais candidato do que antes. Ele me disse que é candidato e que não desiste. Se o Acélio Casagrande manter a sua candidatura, vai no voto.

O Dóia empurrou a decisão para Clésio Salvaro que é o maior líder do partido na região. O Clésio, por sua vez, chamou uma reunião com os outros dois prefeitos do PSDB na Amrec: Rogério Frigo, de Nova Veneza, e Franqui Salvaro, de Siderópolis, além do Waguinho Espíndola, presidente do partido em Criciúma. 

Acélio e Dóia estão com decisão firmada. Talvez tenha que ir no voto ou uma decisão de cúpula. O PSDB já tem dois candidatos: o Aroldo Frigo, de Nova Veneza e a Geovana Galatto, de Cocal do Sul.

Da estrutura do governo de Criciúma, Acélio é candidato, mas Dóia tem os apoios por fora, e até no governo. Pode ser que a decisão saia no voto. 

A decisão do Dóia até surpreendeu porque a leitura dos bastidores é que ele ia para Florianópolis e voltaria menos candidato, mas voltou mais candidato. 

Hoje, na série de entrevistas com os presidenciáveis, falamos com o Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. 

Ele tem aqueles que o odeiam e os que o apoiam, que aplaudem pelas suas posições contra o Governo Bolsonaro. Aqueles que não estão nem de um lado nem de outro e reconhecem a sua condução no início da pandemia.

Ele, que é candidato pelo DEM, que se tornou o União Brasil a partir da fusão com o PSL.  Há possibilidade de composição com o Sérgio Moro ou com o Ciro Gomes. Mandetta mostrou na entrevista que é equilibrado, calmo, bom de conversa e que pode contribuir com o processo.
 

Por Adelor Lessa 01/11/2021 - 20:24 Atualizado em 01/11/2021 - 22:04

O PSDB de Criciúma deve ter dois candidatos a deputado etsadual em 2022. Dóia Guglielmi e Acélio Casagrande.

Somando com os dois que já estão lançados pela AMREC, Giovana Galato e Aroldinho Frigo, serão quatro candidatos a deputado do partido na região.

Estava definido que seria um candidato por Criciúma e o processo afunilou entre o ex-deputado Dóia e Acélio, secretário de saúde.

Arleu da Silveira e Cleiton Salvaro também haviam lançado candidaturas, mas desisitiram. Disseram que três candidatos na AMREC não deve eleger ninguém.

Dóia e Acélio tiveram prazo para um entendimento, mas não saiu acordo.

Hoje à noite, os dois mantiveram suas candidaturas durante reunião com o presidente do partido, Vaguinho Espíndola, e os prefeitos tucanos da região, Clesio Salvaro, Franqui Salvaro e Rogerio Frigo.

Como nenhum dos dois abriu mão, os prefeitos e o presidente do partido decidiram liberar as duas candidaturas por Criciúma.

 

 

 

Por Adelor Lessa 04/11/2021 - 07:20 Atualizado em 04/11/2021 - 07:20

Nesta quarta-feira, 4, estou aqui no Centro Cultural Jorge Zanatta, local que irei apresentar o meu programa e por dois motivos.

O primeiro é porque fiquei muito impressionada com o que vi a última vez que vim aqui. O prédio com manutenção adequada e restaurado, com cara de jeito novo.

Lembrando que estava abandonado, com mato crescendo em volta e vizinhos reclamando. Em uma época, uma parte do telhado caiu e ainda houve um incêndio que destruiu a estrutura parcialmente. 

O que foi feito deve ser valorizado e destacado, mas não é só por isso que estou aqui. O segundo motivo é o aniversário de emancipação de Criciúma.

Dia 4 de novembro de 1995 foi quando a lei veio a ser sancionada e Criciúma deixou de ser distrito de Araranguá para ser um município. 

Ouça o áudio completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 05/11/2021 - 09:15 Atualizado em 05/11/2021 - 09:15

Dom Paulo Evaristo Arns, “criciumense” e Sul Catarinense, teria comemorado 100 anos em 2021. 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, se desloca para Forquilhinha, em homenagem a ele. Trata-se do município que nasceu, que no início, era distrito de Criciúma. 

Teve uma carreira justa e essa celebração dos deputados estaduais é merecida. Isso é respeitar histórias.

Ele resistiu à ditadura, dedicou sua vida para defender os direitos humanos e os mais pobres.

Exalava coragem, mesmo que com sua voz em tom baixo. Morreu em 2016, mas ainda vive pelas suas ideias.

Ouça o áudio completo na íntegra: 
 

Por Adelor Lessa 08/11/2021 - 07:17 Atualizado em 08/11/2021 - 07:56

A vida ensina que o caminho do sucesso não tem apenas vitórias e conquistas, as derrotas também fazem parte do ensinar.

É preciso aprender com as derrotas e mudar algumas coisas. É assim na vida em qualquer situação, pois tem que saber administrar o desafio no caminho para fazer a melhor escolha.  

O programa Nomes & Marcas que faço todos os sábado, traz história de empreendedores de sucesso que possuem pelo menos uma derrota para aprenderem com ela.

É preciso ter coragem e resiliência para se reerguer. O Criciúma fez isso, teve um ano difícil: de derrotas! Mas aprendeu com ela, identificou causas, fez mudanças no início e no caminho. 

Sacudiu a poeira e deu a volta por cima. O presidente do Criciúma soube tomar as decisões necessárias na hora certa e isso levou a vitória e o sucesso. Permitiu ao torcedor buscar lá no fundo,  aquela alegria.

Ouça o áudio completo abaixo: 

Por Adelor Lessa 09/11/2021 - 04:57 Atualizado em 09/11/2021 - 06:26

O deputado Ivan Naatz, PL, colocou fogo do parquinho ao anunciar ontem, lá da Escócia, onde participa na Conferência do Clima, que o presidente Jair Bolsonaro vai se filiar hoje no PL.

O senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, com quem conversei pouco antes das 18h, foi mais cauteloso.

Disse que está tudo muito bem encaminhado, mas não tem nada decidido.

Acrescentou que o assunto está sendo tratado direto por Bolsonaro com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e que só os dois podem falar a respeito.

Mas, o próprio Bolsonaro, falando à CNN, confirmou que está "99% acertado com o PL", e que terá reunião definitiva hoje com Valdemar Costa Neto.

Enquanto isso, a temperatura subiu no PL de Criciúma.

A advogada Julia Zanatta, que foi candidata a prefeita pelo PL em 2020, reagiu pelas redes sociais à possível filiação do deputado federal Daniel Freitas no partido.

Sem citar o nome de Daniel, ela escreveu:

"Independente do partido que Bolsonaro for, o pessoal que se elegeu na onda tem que entender que não terá espaço para todos lá. Alguns vão ter que tomar seu próprio rumo, mesmo apopiando o Presidente. Quem tem mandato teve tempo e poder suficiente para criar seu próprio caminho. Quem não criou foi por falta de capacidade política, então nem preciso comentar mais nada. Essa história de vou fazer o que o Presidente fizer, é pura desculpa para suas incapacidades políticas".

Faz 10 dias, o deputado Daniel Freitas disse no Parlatório, a live que faço toda segunda-feira com Upiara Boschi e Everaldo Silveira, que vai se filiar no partido para onde for o Presidente Bolsonaro e que vai esperar o Presidente se decidir.

Julia Zanatta é candidata a deputada federal pelo PL e Daniel candidato a reeleição.

No estado, o efeito da filiação de Bolsonaro ao PL é o fortalecimento da candidatura do senador Jorginho Mello ao governo do estado.

Ele se firma como candidato de Bolsonaro (e do bolsonarismo), já passando à condição de candidato forte à vaga no segundo turno.

De outro lado, arquiva de vez a possibilidade de candidatura do senador Esperidião Amin ao governo.

Esperidião seria candidato na possibilidade de Bolsonaro se filiar no PP, o que lhe permitiria vinculação direta com ele.

Fora do jogo, Esperidião deve avançar nas conversações para filiar o governador Carlos Moisés, candidato à reeleição.

 

PT com Boeira

O PT de Santa Catarina deve apoiar a candidatura a governador do ex-deputado Jorge Boeira.

A operação para ida do PT ao palanque de Boeira está sendo conduzida do ex-ministro José Dirceu, que esteve no fim de semana em Florianópolis.

Boeira esteve com José Dirceu em Brasília faz 15 dias.

O ex-ministro defende que o PT indique o vice de Boeira e ajude a montar um palanque amplo para candidatura presidencial de Lula no estado.

O ex-deputado Claudio Vignati, presidente estadual do PSB, participou de encontros com José Dirceu no fim de semana, na Capital.

Boeira deve anunciar nos próximos dias sua filiação ao PSB e a decisão de disputar o governo.

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 09/11/2021 - 07:28 Atualizado em 09/11/2021 - 07:28

Na última semana, Criciúma teve ato de vandalismo na Praça do Congresso e Praça Nereu Ramos. Ficaram às escuras, sem a iluminação de Natal.

O ato aconteceu duas vezes na Praça do Congresso em três dias. E, isso fez com que o Poder Público decidisse cercar o local.

Há poucos dias, voluntários da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), fizeram uma caminhada ecológica para recolher resíduos na cidade. Resultado: mais de 600 litros de garrafas descartáveis foram recolhidas!

Faz poucos dias que eu ouvi de uma fonte oficial, que a BR-101 Sul é a rodovia com o maior número de lixos recolhidos.

Quando juntamos a tudo isso, chegamos a conclusão de que a falta de educação, de consciência e respeito, é uma realidade. Mas isso não é a marca do cidadão criciumense. 

Ouça o áudio completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 10/11/2021 - 06:33 Atualizado em 10/11/2021 - 09:19

Fiquei preocupado com o que ouvi hoje cedo na rádio Som Maior. Mas, depois fiquei mais tranquilo. 

O jornalista Denis Luciano colocou no ar no programa Primeiras do Dia informação sobre a reunião de ontem da bancada federal catarinense que definiu as prioridades para emendas ao Orçamento da União de 2022.

Falou no programa  a deputada federal Carmen Zanotto, enfatizando que o foco é investimento em obras de infraestrutura e listando as rodovias que receberão recursos por emendas. 

No total, a bancada terá direito a 15 emendas, num valor total de r$ 212 milhoes de investimentos.

A deputa citou as seguintes rodovias: 

BRs 282, 280, 470, 163 e a rodovia conhecida como Caminhos da Neves, na Serra.

Não incluiu a BR 285, Serra da Rocinha, em Timbém do Sul.

Acabei de falar na rádio Som Maior com a deputada  Carmen Zanotto.

Ela disse que foi entrevistada no corredor da Câmara dos Deputados e na "correria" esqueceu de citar a BR 285, mas que a rodovia está na lista de prioridades.

Ainda bem!

A deputada disse que os valores das emendas não estão definidos ainda, mas que a BR 285 terá o necessário para sua conclusão. 

Boa notícia. Ótima notícia!

O Orçamento da União montado pelo Governo Federal e enviado ao Congresso Nacional para votação prevê apenas r$ 11 milhões. Não será suficiente para concluir a obra. Vai faltar pelo menos r$ 25 milhões.

Como o Orçamento enviado pelo Governo ao Congresso não prevê o montande necessário, a bancada precisa garantior por emenda o  aporte do restante para a obra não parar de novo em 2022.

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 10/11/2021 - 07:28 Atualizado em 10/11/2021 - 07:28

O carvão do Sul Catarinense e a necessária recuperação ambiental na região nunca foram tão bem tratados pelo Governo de Santa Catarina como agora.

O governador Carlos Moisés, nesta terça-feira, 9, tratou do assunto em uma conferência mundial do clima na Escócia. Diante da tribuna, num discurso oficial, ele cobrou posição da União Europeia.
O objetivo do governador foi que a ONUS seja paga pelo fundo nacional de investimentos. E, ele apontou o problema e trouxe soluções, apontando até mesmo de onde tirar os recursos.

O carvão trouxe muita riqueza para a região, fez Criciúma se tornar a maior cidade do Sul, mas sempre foi tratada como o “patinho feio”.

Ouça o áudio completo na íntegra: 
 

Por Adelor Lessa 11/11/2021 - 07:28 Atualizado em 11/11/2021 - 07:28

O acesso à Série B, determinou que a semana fosse do Criciúma independe de outros assuntos.
 
A cidade está curtindo a vitória e a região está “contaminada”. Mesmo quem não gosta de futebol, está feliz.
 
O presidente Anselmo Freitas, continua nos braços do torcedor e continua sendo cumprimentado onde passa. Seu trabalho é o melhor modelo de gestão de crise.
 
Ele mudou o jeito de fazer, fez correções de rotas e trocou pessoas. Por isso, o mínimo que ele merece é o direito de continuar. Ele e o seu grupo!
 

Ouça o áudio completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 12/11/2021 - 07:24 Atualizado em 12/11/2021 - 07:24

Daqui a pouco todos vamos para a praia. Em síntese, quando se pensa no litoral, só vem coisas boas na cabeça. 

Mas às vezes, surgem umas surpresas e imprevistos. Por exemplo, carro de som que fica gritando na rua, na frente ou perto da sua casa enquanto você quer descansar porque está de férias.

Até mesmo quando vai para a beira mar e ainda tem carros que passam em alta velocidade - achando que está na BR-101 - ou se depara com pessoas colocando músicas altas. 

Em Florianópolis, uma vereadora está fazendo tramitar na Câmara, uma lei que proíbe o uso de caixas de som, alto falantes ou quaisquer outros equipamentos que causem perturbação ao sossego público na praia e seus respectivos  

Por que não ser aplicada para cá, nossa praia? Um dado importante na discussão, apontou que 70% das ligações recebidas pela Polícia Militar são para reclamar da perturbação ao silêncio.

Ouça o áudio completo abaixo: 

Por Adelor Lessa 16/11/2021 - 07:32 Atualizado em 16/11/2021 - 07:32

Será que o Criciúma está condenado a não ter mais tranquilidade e que seus torcedores não podem ter um momento de felicidade?

Quando se encaminhavam para ser o melhor dos últimos tempos, com a conquista da Série B, jogaram água no Chop e quebram o clima.

Eu sempre disse que o Anselmo Freitas tem crédito para continuar no Criciúma, que seu trabalho foi o melhor, inclusive seu plano de gestão de crise. 

Ele teve coragem e fez mudanças na hora certa. Já era prevista uma movimentação, que tirariam ele da presidência mesmo após o trabalho que ele fez. 

Ofereceram pra ele a posição de “rainha da inglaterra”, mas Anselmo não aceitou, ele fez o que fez porque teve uma boa equipe. Merecia tratamento mais respeitoso.

Ouça o áudio completo na íntegra: 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito